Ícone do site Tribuna de Minas

Diabetes, como prevenir e cuidar da doença?

tribunalivre destacada
PUBLICIDADE

Novembro é o mês que abriga campanhas alusivas ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado nesta terça-feira, e, a cada ano, os números de pessoas que convivem com a doença são alarmantes. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, estima-se que 13 milhões de brasileiros – cerca de 7% da população atual – são diabéticos.

Em todo o mundo, são 537 milhões de pessoas diagnosticadas com diabetes segundo a Federação Internacional de Diabetes. Esses levantamentos mostram que o diabetes precisa ser olhado e cuidado com muito mais atenção e seriedade. O diabetes é uma doença causada por problemas na produção ou na ação da insulina. A insulina é produzida pelo pâncreas e ajuda a glicose a ser absorvida de maneira adequada pelas nossas células, podendo executar sua função, que é permitir ao corpo ter energia para manter seu funcionamento.

PUBLICIDADE

O aumento da glicemia pode levar a complicações no coração, nos olhos, nos rins, nas artérias e nos nervos. Em casos mais graves, pode levar à morte. Existem alguns tipos de diabetes, os mais comuns são: o tipo 1 e o tipo 2. O tipo 1 ocorre quando o pâncreas não produz insulina. Aparece mais em adolescentes e jovens, que passam a ter que repor a insulina por toda a vida. Os sintomas iniciais são fome e sede em excesso, perda de peso, fadiga, visão embaçada e vontade de urinar frequentemente. O tipo 2 é o mais frequente e está presente em 90% dos diagnósticos do diabetes. Ele ocorre geralmente em pessoas adultas ou idosas quando o corpo se torna resistente a ação da insulina e ao longo dos anos, pode passar a não conseguir produzi-la mais de maneira satisfatória.

PUBLICIDADE

Pode se apresentar inicialmente sem sintomas aparentes, mas se há um quadro mais arrastado o indivíduo pode apresentar infecção de urina, feridas que demoram para cicatrizar, furúnculos, além de fome e sede frequentes e urina excessiva. Infelizmente não existe um remédio ou uma única fórmula para se prevenir a diabetes, até porque não há apenas um fator preponderante para o surgimento da doença. Com isso, a melhor forma de se prevenir é adotando um estilo de vida saudável, cuidando principalmente da alimentação e da prática de atividade física regular. Uma dieta equilibrada, rica em fibras, com poucos alimentos gordurosos e com pouca ingestão de itens alto índice glicêmico, é um bom caminho para cuidar melhor do corpo.

É importante evitar o consumo de doces em excesso, ou abusar do açúcar. Outra recomendação que ajuda a prevenir não só a diabetes, como também outras doenças, é ter uma rotina de exercícios físicos. Hábitos simples e fáceis de serem incorporados ao dia a dia, e que podem trazer grandes benefícios para qualquer pessoa. Nem só mudar o estilo de vida é suficiente como tratamento. É importante que o paciente faça um acompanhamento multidisciplinar com médico, nutricionista, psicólogo e educador físico. O melhor conselho para um diabético é conhecer a fundo a sua doença. Quais os efeitos e riscos a curto e longo prazo. Assim, fica mais fácil para ele entender a necessidade de seguir à risca as orientações médicas e mudar definitivamente seus hábitos alimentares e de vida.

PUBLICIDADE

Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

Sair da versão mobile