Ícone do site Tribuna de Minas

‘Vendendo’ Juiz de Fora

tribuna livre 750 500
PUBLICIDADE

Não basta que um território (cidade, região, estado, país) seja ótimo, é preciso que todo o mundo saiba disso, e, para que isso ocorra, existem técnicas de comunicação que atendem essa necessidade: o Place Branding. Essas ações de marketing não existem só para satisfazer o ego dos habitantes desse sítio, mas, também, para agregar valor, buscando valorar seus atributos tangíveis (eventuais características geográficas e naturais) e intangíveis de um território (sua cultura, sua história).

Busca, igualmente, desenvolver nos cidadãos uma estima pela cidade e colaborará com o sentimento de preservação desta. Agregará valor ao produto – cidade – e “venderá” essa para um público externo, que a visitará como turista ou a contemplará novos investimentos.

PUBLICIDADE

Branding é, simplificando, a defesa da marca de um determinado produto, que, no caso do Branding Territorial, é uma cidade, por exemplo. A marca nominativa é preexistente, ou seja, a denominação do lugar, o nome desse território. Por exemplo, um país: “Brasil”; uma região: “Zona da Mata Mineira”; uma cidade “Juiz de Fora”. Cada branding será diferente, levando em consideração o alinhamento da marca com o DNA local (cultura, costumes etc.)

PUBLICIDADE

Em se tratando de nossa cidade, o que de fato ocorre é um pessimismo generalizado, a balela que somos uma cidade de terceira categoria. Nosso hino diz que essa é a “Princesa de Minas” – por que não uma rainha?!; a música de carnaval mais famosa exclama “Ai se eu fosse feliz!”. Até o nome da cidade, “Juiz de Fora”, é visto como muitos como negativo, no entanto, é uma “marca” cheia de personalidade.

Sugerimos, então, usar as técnicas citadas acima para fazer dessa uma cidade melhor.

PUBLICIDADE

Por exemplo: podemos começar com essa campanha: “Juiz de Fora – primeiro sorriso de Minas”. Que é uma adaptação de um texto de Manuel Bandeira: “…Juiz de Fora! Juiz de Fora!/Tu tão de dentro deste Brasil!/Tão docemente provinciana…/Primeiro sorriso de Minas Gerais/”.

Outro passo seria aproveitar o fato de que Juiz de Fora tem história e tradição no setor lácteo e criar um centro de referência tecnológico do leite. Juiz de Fora tem história e tradição no setor tecnológico de laticínios. Temos instalados na região: Embrapa, Emater, Epamig, Escola de Laticínios Cândido Tostes (que já oferece cursos técnicos e de nível superior), Embrapa Leite, Escola Técnica de Rio Pomba, Fazenda Experimental (Embrapa Coronel Pacheco). Tudo isso na (futura) “Região Metropolitana de Juiz de Fora”.

PUBLICIDADE

Outra situação que surge, mais recente, é a instalação de indústrias de reciclagem de alumínio e vidro, que, somadas com as empresas que já existem de aproveitamento de ferro (ArcelorMittal) e de papéis (Paraibuna e Parapoupa), tornam essa cidade um importante centro de reciclagem. Isso dá um importante incremento no DNA dessa cidade.

É viável “vender” essa cidade e alcançar excelentes resultados.

Sair da versão mobile