Ícone do site Tribuna de Minas

Assembleia da CNBB discute realidade da Igreja no Brasil

tribunalivre destacada
PUBLICIDADE

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja temática principal está voltada à realidade da Igreja no Brasil e à atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), teve início na última quarta-feira, 10 de abril, com a Missa com Laudes, presidida pelo arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

O encontro reúne os cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja, que são convidados. Atualmente, a Igreja Católica no Brasil possui 279 circunscrições eclesiásticas. O número de bispos no país é de 486, dos quais 318 estão no exercício do governo pastoral de alguma igreja particular e outros 168 são bispos eméritos.

PUBLICIDADE

Este ano, a programação da 61ª Assembleia Geral da CNBB será dividida em quatro sessões diárias, totalizando 27 ao longo das duas semanas. A primeira sessão, a de abertura, acontece no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, às 8h30, com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambatistta Diquattro; os membros da presidência da CNBB: dom Jaime Spengler (presidente), dom João Justino de Medeiros Silva (primeiro vice-presidente), dom Paulo Jackson Nóbrega (segundo vice-presidente) e dom Ricardo Hoepers (secretário-geral), e o reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo.

PUBLICIDADE

A pauta da 61ª Assembleia Geral da CNBB inclui o tema central (A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora), quatro temas prioritários (Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025, Relatório da Presidência e Juventude) e assuntos a serem tratados em razão da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos – Cetel) e outros temas e informes diversos sobre a vida da Igreja Católica no Brasil.

A entidade lançou novos produtos e serviços informativos para a cobertura do encontro do episcopado brasileiro. De 10 a 19 de abril, a equipe estará em Aparecida com a colaboração de profissionais dos regionais, assessores e a coordenação nacional da Pascom.

PUBLICIDADE

O assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, destacou a importância de oferecer os diferentes produtos para o povo católico brasileiro: “A Assembleia Geral é o órgão máximo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ela representa, sobretudo, o grande momento de comunhão do episcopado, além de ser o ponto de referência que oferece a toda a Igreja no Brasil, reflexões e indicações pastorais pertinentes à evangelização. É nesse cenário que queremos reunir toda a Igreja no Brasil em oração e unidade com o episcopado. A nossa produção de conteúdo tem essa proposta”.

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile