Ícone do site Tribuna de Minas

Campanha da Fraternidade (cont.)

PUBLICIDADE

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), se desenvolvendo no tempo quaresmal, vem dando aos cristãos a oportunidade de renovação e conversão. Para melhor proveito deste tempo de graça, a Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB), junto com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), editou um subsídio intitulado “Famílias na CFE e Via-Sacra” para orientar o trabalho de grupos, preferencialmente ecumênicos, que propõe cinco encontros de reflexão sobre o tema da CFE, “Casa Comum, nossa responsabilidade”, cada um abordando um dos seus diversos aspectos.

Cada encontro, após a acolhida fraterna, tem um primeiro momento de exposição do tema à luz da Bíblia, em forma de leitura dialogada, seguida da escuta da Palavra de Deus com a proclamação de um texto evangélico, prosseguindo com o momento de analisar o que dizem os documentos da Igreja sobre o tema. Inicia-se, então, a reflexão do grupo a partir de perguntas já elaboradas, a última sendo a seguinte: o que podemos fazer pessoalmente e coletivamente diante da realidade percebida? O encontro termina com a prece dos participantes e a bênção do dirigente.

O tema do primeiro encontro, “Campanha Ecumênica: compartilhar os dons”, leva os participantes a descobrir a importância do diálogo ecumênico nesta campanha, cujo objetivo geral, “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum tema” (Texto Base pg. 11), só pode ser alcançado com a união de todos.

PUBLICIDADE

O segundo encontro, “Construir a Casa Comum, nossa responsabilidade”, leva a uma tomada de consciência que nossa terra está perigosamente ameaçada e que Deus nos convoca para cuidar de sua criação, assumindo nossas responsabilidades. O terceiro encontro, “Promovendo a justiça, chamados a profetizar”, recorda que a missão do profeta, chamado por Deus, é mostrar o caminho a seu povo. Cristãos, somos chamados a ser profetas, ajudando-nos uns aos outros na promoção da justiça.

O quarto encontro, “Saneamento básico para que todos tenham vida”, desperta a consciência da importância do saneamento básico para haver condições de vida digna. O quinto encontro, “Fraternidade e solidariedade, somos a família de Deus”, lembra que existe um projeto amoroso de Deus: a unidade e a comunhão de todas as pessoas, formando uma só família, a família de Deus. É esse projeto que nós cristãos somos convidados a realizar no mundo de hoje, tão dividido.

A experiência vivida nestas primeiras semanas por diversos grupos mostra que a dinâmica dá excelente resultado, animando os participantes a assumir suas responsabilidades.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile