Ícone do site Tribuna de Minas

Programa de Governo Municipal

PUBLICIDADE

Os partidos deveriam iniciar 2016 planejando encontros para debater as diretrizes de um programa de governo para Juiz de Fora, que posteriormente seria detalhado por especialistas em cada assunto. Penso em alguns temas prioritários, tais como: I – Saúde e saneamento básico; II – Educação e cultura; III – Direitos humanos, cidadania e assistência social; IV – Segurança pública e defesa social; V – Planejamento urbano e infraestrutura; VI – Meio ambiente e limpeza urbana; VII – Desenvolvimento econômico.

Outros temas devem ser acrescentados, por exemplo: as atividades-meio (administração, recursos humanos e receita municipal), mas acho que os sete itens citados são os eixos necessários (as políticas públicas municipais) para o debate nos partidos, em uma fase inicial. O conhecimento prévio da realidade municipal exigirá o estudo de documentos que fazem o diagnóstico das potencialidades e das necessidades de nossa cidade.

PUBLICIDADE

É necessário também conhecer, estudar e inserir no programa de governo as diretrizes partidárias, que costumeiramente são elaboradas pelos organismos de formação política, que funcionam em nível nacional. Isto dará a devida identidade partidária nas propostas para as políticas públicas municipais nas eleições de 2016.

PUBLICIDADE

Este exercício partidário de elaboração de diretrizes de um programa de governo possibilita mais integração dos militantes, pois vai estimular a pesquisa de dados, a análise coletiva dos principais problemas do município, o debate temático e o maior comprometimento dos militantes com a campanha eleitoral.

Defendo esta fase inicial interna ao partido, e depois outra com outros participantes da comunidade, em um processo participativo de construção das diretrizes programáticas. Esta iniciativa poderá acarretar um processo eleitoral de melhor nível do debate. Quem ganha com isso é a nossa sociedade, pois Juiz de Fora já foi uma cidade boa de se viver, mas apresenta no cotidiano algumas situações desafiadoras para o administrador municipal.

PUBLICIDADE

Quem conhece a dinâmica do processo eleitoral sabe que ocorre uma priorização na campanha eleitoral: a elaboração do material de propaganda, a agenda de visitas aos locais para o encontro com os eleitores, a produção da propaganda no rádio e na televisão, a ocupação dos espaços nas redes sociais, etc. Entretanto, para que a campanha consiga fluir adequadamente, torna-se necessária a elaboração de um plano de governo para o município.

Sair da versão mobile