Ícone do site Tribuna de Minas

Um novo tempo… de novo!

tribuna.livre
PUBLICIDADE

“Deus chama a gente para um momento novo, de caminhar junto com seu povo! É hora de transformar o que não dá mais… sozinho, isolado ninguém é capaz…”
A canção que há tempos anima os movimentos católicos de base segue sendo um convite para o povo de Deus retomar a construção do seu Reino aqui nesta terra. O alicerce é o amor e as colunas são a fraternidade, a justiça e a paz!

Passadas as eleições mais tensas da história recente do Brasil, o resultado nas urnas consagrou a vitória de novos deputados, senadores, governadores e do novo presidente do país! A vitória maior, no entanto, é da democracia que, embora combalida, prevaleceu sobre as presunções autoritárias de certos grupos, ainda barulhentos, mas cada vez mais inaudíveis, dada dissonância com a realidade no que expressam e como expressam.

PUBLICIDADE

Por essa razão, a súplica que o Papa Francisco dirigiu a Nossa Senhora Aparecida pedindo proteção ao povo brasileiro, livrando-nos “do ódio, da intolerância e da violência”, permanece sendo uma prece a se transformar num compromisso de fé e de ação cristã no país!

PUBLICIDADE

Há um novo tempo, de novo! Uma nova oportunidade para superar os velhos e novos problemas que assolam: as instituições, desacreditadas nas suas atribuições; a sociedade, principalmente os mais vulneráveis e vulnerabilizados; e o meio ambiente, cada vez mais agredido em sua dignidade própria e no direito que dele detém as próximas gerações e todas as formas de Vida!

Segundo Dom Roberto Paz, Bispo de Campos, o novo presidente terá três tarefas primordiais: reconciliar, esperançar e samaritanizar o país! “A primeira, reconciliar, superar as feridas, construir pontes e abrir portas conclamando para um grande pacto social e nacional. A segunda, igualmente importante, será esperançar e mobilizar a população mostrando um caminho de sonhos possíveis e passos de inclusão e integração socioeconômicos e culturais. A terceira, é uma das expressões recentes do Papa Francisco, samaritanizar, isto é, curar, soerguer, aproximar-se e, fundamentalmente, abrir um espaço de escuta profunda que leve a repensar o Brasil desde a perspectiva do povo e das multidões.”

PUBLICIDADE

Mas sozinho ninguém é capaz, nem mesmo o presidente! Tão pouco as alianças e a frente ampla o permitirão lograr êxito nessa empreitada se não houver também a participação ativa e democrática de cada cidadão. “O caminho é o da conscientização, organização e mobilização populares”, afirmou Frei Betto. É o que também sintetiza o Projeto Encantar a Política, que tem como proposta atuar na formação do povo brasileiro, por meio de um processo que possibilite uma leitura crítica do momento atual e que aponte para o exercício de uma cidadania ativa.
Como segue a letra da canção… “por isso, vem! Entra nessa roda com a gente! Também você é muito importante! Vem!”

Sair da versão mobile