Dia 1º de outubro foi dia de refletir sobre a longevidade no Brasil e no mundo. Parabéns a todas as pessoas com vida longa, assim denominada de longevas. Poderíamos até mudar a forma de designar este dia, como Dia Internacional das Pessoas Longevas. Sim, estamos vivendo mais, e por isso, faz-se mister que tenhamos mais qualidade de vida. Afinal, os longevos de hoje já movimentam um recurso considerável no país. A economia prateada quer mais conforto, segurança, cuidado, atenção e, principalmente, respeito por tudo que construiu na sociedade até hoje.
A longevidade está em pauta. A cidade de São Paulo respirou longevidade nos dias 29, 30 de setembro e 1º de outubro. O Congresso Longevidade Expo-Fórum, que ocorreu no Expo Center Norte em SP, o maior Congresso Internacional voltado para o público Sênior no Brasil, que está na sua quinta edição, reuniu autoridades, mais de dez mil pessoas presenciais e milhares on-line, para debater o assunto. Políticas públicas mais abrangentes e cuidados para pessoas longevas dependentes de alguma forma tiveram um destaque especial neste evento.
A abertura contou com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do secretário nacional de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, prof. dr. Alexandre da Silva, e outras autoridades de todas as esferas, em prol de soluções públicas e privadas que atendam a essa população. Profissionais ligados ao tema e nomes renomados na área da longevidade no Brasil também estiveram presentes no evento, como por exemplo o dr. Alexandre Kalache, médico e presidente do Centro Internacional de Longevidade no Brasil.
Atualmente, segundo dados do último censo do IBGE, 37 milhões de brasileiros possuem 60 anos ou mais. O cuidado às pessoas longevas dependentes teve uma atenção especial neste evento, com um congresso exclusivo. Temas como “Envelhecer com cuidados: Direito ou Privilégio” permearam por todo o Congresso Conacare, o maior voltado para cuidadores formais e informais, organizado pela MasterCare Brasil, empresa dedicada a soluções para cuidados e bem-estar as pessoas longevas. Pontos importantes de inovação, soluções tecnológicas, cuidado, políticas públicas, doenças do envelhecimento e apoio às famílias cuidadoras foram debatidas durante este congresso.
O evento também contou com uma feira de soluções para que as pessoas pudessem conhecer diversas empresas que estão atuando na área da longevidade no Brasil e no mundo. Destaque desta feira foi a Arena Hub Longevidade, também promovida pela MasterCare. O espaço apresentou uma conexão de empresas brasileiras e de países como França e Inglaterra com inovações para facilitar o dia-a-dia dos cuidadores familiares, cuidadores formais e pessoas longevas que buscam mais segurança e bem-estar.
Em um universo em que culturalmente ainda temos que conviver com o idadismo, ver e participar de eventos desta magnitude nos enche de esperanças de dias melhores e nos faz acreditar que ainda vale a pena a busca por uma vida longa com mais qualidade de vida.