Ícone do site Tribuna de Minas

Da base ao acabamento

PUBLICIDADE

Todo construtor que se preze sabe que a fundação de uma obra é o que há de mais importante: sobre os pilares se sustentam a estrutura e todo o restante. Não há uma boa construção sem sólidos fundamentos.
Nossos pais e avós, em sua ampla maioria, não tiveram acesso ao ensino superior, mas tiveram formação fundamental invejável: na outrora denominada “quarta série do primário”, sabiam ler e escrever bem, além de dominar as operações básicas da matemática.

O ensino público atual no país é criticado mundialmente pela superficialidade. Temos alunos no ensino médio que são analfabetos funcionais, temos universitários sem capacidade de análise crítica de informação.
Nos últimos anos, o número de vagas no ensino superior cresceu exponencialmente, como resultado da questionável política de aumento de vagas nas universidades sem que tivesse a mesma preocupação com a raiz do problema, o ensino fundamental. É como um prédio grandioso e cheio de gente, mas inseguro por não ter boa estrutura.
Nossas escolas primárias têm alunos nascidos no século XXI, mas a didática é a mesma de 200 anos atrás. Nossas salas de aula são mal equipadas, nossos professores são mal remunerados, e os alunos, em geral, indisciplinados. E o que nós estamos fazendo para mudar isso?

PUBLICIDADE

Fora da sala de aula, as brincadeiras foram substituídas pela interação nociva em redes sociais. Basta lembrar que, antigamente, brincavam de pique; hoje, os jogos que envolvem assassinato e fuga da polícia são quase unanimidade.
Precisamos rever com urgência o formato atual das escolas. É necessário usar a tecnologia a favor do ensino de base e fornecer alternativas para que o ócio nocivo das crianças seja substituído pelo lazer cultural e a formação moral e social. E tudo isso com o acompanhamento dos familiares e a atenção da comunidade.
A reforma mais urgente de que precisamos não é a política, nem a previdenciária, nem a trabalhista: é a recuperação dos fundamentos da educação primária. Se for necessário, como bons construtores, devemos estar prontos para refazer tudo da maneira certa, da base ao acabamento.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile