Perplexidade! Esta palavra exprime a situação política em Brasília! Os políticos no Congresso Nacional se espremem nos porões da corrupção, cada um procurando se safar das delações premiadas, das propinas recebidas, das contas fantasmas no exterior e, de toda maneira, procuram jogar a sujeira do jogo político para debaixo do tapete de seus gabinetes, fruto das alianças políticas espúrias, do caixa dois e da ambição desmedida coroada de luxos, viagens no exterior, presentes caríssimos e gastos do dinheiro público que ferem a dignidade do cidadão brasileiro.
Segundo Paulo Freire, “não é possível pensar nos seres humanos longe, sequer, da ética, quanto mais fora dela. Estar longe ou, pior, fora da ética, entre nós, mulheres e homens, é uma transgressão”. Os políticos brasileiros, em sua imensa maioria, desconhecem a ética, atropelando os princípios que norteiam o verdadeiro papel de um cidadão eleito pelo povo. Como prova desta minha afirmação é a atual crise política brasileira que paira sobre Brasília. Quem achava que a saída da Dilma seria a solução, ledo engano, porque entrou Temer, laureado por tantos outros políticos denunciados na operação Lava Jato. Neste jogo político, encontramos ainda o PMDB, PT, PSDB e outros mais mergulhados neste mar de lama sombrio que envergonha o Brasil no cenário internacional. Que moral política possui o nosso país? Nenhuma!
Através das mídias, assistimos a personagens caricatos da história política brasileira travestidos de políticos honestos, como o Renan, Jucá e Sarney, a todo momento, negando as acusações concretas oriundas das delações premiadas. Na Câmara dos Deputados, temos hoje, como presidente, o deputado Waldir Maranhão, inapto para o cargo e manipulado pelo Cunha. No Senado Federal, temos o Renan como presidente e já citado mais de 104 vezes nas delações e que, ainda sim, continua desonrosamente coordenando os trabalhos da Casa. Para coroar seu trabalho, ele agora procura armar outro golpe: o impeachment do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. É uma vergonha que mancha o Senado Federal!
O que mais impressiona o cidadão de bem é que centenas de políticos são acusados de desviar o dinheiro público, mas praticamente ninguém é, de fato, processado ou preso, exceto raríssimas exceções. Já aqui fora, o sujeito rouba um pacote de manteiga, e a justiça é feita de imediato, principalmente se a cor da pele for negra ou se o indivíduo morar em um barraco. Por que tamanho disparate? Por que tanta impunidade?
Queremos prisão imediata para os políticos desonestos que maculam nosso Brasil e que a imprensa brasileira possa continuar, livremente, denunciando os três poderes da República!