Ícone do site Tribuna de Minas

Tradicional Festa Alemã em novo local

tribunalivre destacada
PUBLICIDADE

Noticiada essa semana, a mudança do local da “Festa popular Alemã do Borboleta” (“SCHMETTERLING VOLKSFEST”), do bairro homônimo, vai para o Shopping Jardim Norte.
A alteração foi a melhor opção encontrada pela organização do evento diante da interdição da Rua José Lourenço, onde a festa vinha acontecendo em suas últimas edições. O presidente da Associação Alemã, Salcio del Duca, um dos organizadores da festa, definiu a mudança como “difícil, mas necessária”.

A primeira Festa Alemã no Borboleta aconteceu em 1969, tomou o formato atual em 1990 e 1991 e, a partir de 1995, passou a ser promovida pela Associação Alemã (criada à época) e foi crescendo de público a cada ano. Vinha sendo realizada a cada ano com mais dificuldades e com muitos incômodos pelo local inadequado.

PUBLICIDADE

O fato é que essa festividade não “cabia” mais no Borboleta e, a cada ano era maior o desgaste do evento. Agora tem a oportunidade de deixar de ser uma festa de bairro para ser de toda a cidade. Na minha opinião, esse é mais um caso que encaixa no princípio “pegue um limão e o transforme em uma limonada”.

PUBLICIDADE

Além do mais, a realização nesse novo espaço tem grande apelo histórico para os descendentes dos alemães, pois, era essa, também, uma área ligada à imigração alemã: ali existia o Vilagen, onde foram morar os primeiros imigrantes teutos que chegaram em Juiz de Fora, em 1856. Eram profissionais que vieram trabalhar na empresa União Indústria, dentre eles, (chamados artífices, na época), havia folheiros, seleiros, carpinteiros, fabricantes de carroças, ferreiros, entre outros, que foram empregados pela Cia. União Indústria, para trabalharem nas oficinas da companhia que davam apoio e manutenção às obras de construção da Estrada União e Indústria e das Estações de Muda. Esses vieram com suas famílias e somavam cerca de 120 pessoas. Foram eles que construíram a Igreja da Glória o Colégio Santa Catarina, entre outras obras, e foram a semente do processo de industrialização da cidade.

Outro componente interessante, que reforça mais ainda a realização da festa nesse local, é que o Parque Estadual do Krambeck, instituído recentemente pelo governo estadual, fica bem em frente ao shopping e foi criado em área preservada pela família alemã Krambeck.

PUBLICIDADE

Continuará sendo realizada no mês de setembro, esse ano, entre os dias 6 e 17.

A marca “Festa Popular Alemã do Borboleta”, “SCHMETTERLING VOLKSFEST”, é muito forte, o que permite sua realização em qualquer lugar.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile