De acordo com versículos do Salmo 127 do livro de Salmos da Bíblia, “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal”.
A criação dos filhos tornou-se o maior desafio de nossas vidas, a ponto de ser mais desafiante que a própria profissão. Por mais que orientamos nossos filhos, parte considerável do mundo é descortês.
Muitos deixam rastro de sujeira por onde passa, não se preocupam com o meio ambiente, estacionam veículos nas vagas para idosos e pessoas com deficiência, invadem o espaço de outras pessoas, depredam monumentos públicos, desrespeitam o sossego alheio (som alto, gritaria, algazarra), expressam palavras de conteúdo impróprio, chulo, deselegante, ofensivo, desrespeitoso. Ademais, falam sem pensar, falam mais do que ouvem, são facilmente manipulados por qualquer indivíduo, são individualistas, são invejosos, não interessam em aprender coisas novas, não se importam com as emoções dos outros.
Estes sinais de falta de educação estão espalhados por todos os lugares. Diante desta triste realidade, o pai e a mãe devem salientar, no progresso integral dos filhos, reconhecendo suas aptidões e estimulando o empenho ao invés de somente as consequências. Bem como achar a constância entre admitir que os filhos façam escolhas e direcioná-los.
Educar os filhos é missão árdua dos pais. A realidade é que, por mais que os responsáveis pela educação das crianças se dediquem, por tamanho que se busque servir de base, sempre poderá ocorrer algo inesperado. As temáticas complicadas de serem discutidas e as desavenças podem ser consideradas mais que elementares na jornada sem desvios.
Em conclusão, os privilegiados têm filhos, eles são dádivas e bênçãos de Deus em nossas vidas.
Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.