Estranhamente, a religião, que tem sido tradicionalmente a área da experiência humana mais preocupada com os valores humanos e a definição do propósito do ser, é raramente considerada na busca de soluções para os atuais problemas do mundo, especialmente os do meio ambiente. No entanto, a religião (no seu sentido mais amplo) não tem sido estática: novos educadores, novos movimentos têm surgido na história da humanidade, trazendo novas orientações sociais e culturais para todos. As principais religiões conseguiram, pelo menos por algum tempo, unificar muitos elementos diversos em uma força social comum, baseada em um conjunto de valores aceitos por todos.
Hoje, a nossa necessidade é similar. Uma falta de compreensão ou entendimento entre os seres em seu patamar mais básico – os seus objetivos e propósitos – debilita as tentativas de se obter soluções abrangentes e de longo alcance para os problemas específicos mundiais, sejam eles de meio ambiente, políticos, econômicos ou sociais.
Muitos dos princípios estabelecidos por Bahá’u’lláh têm aplicação imediata nos problemas do meio ambiente. Na realidade, a origem da grande maioria das dificuldades mundiais atuais se encontra na inobservância dos princípios morais e espirituais e na falta de utilização dos conceitos sociais.
Basicamente, os princípios baháis relacionados com o meio ambiente preconizam a harmonia entre ciência e religião, para uma civilização em constante evolução. A unidade na diversidade, uma ordem e economia mundial, justiça social e educação universal para o entendimento mundial baseada na livre pesquisa da verdade – racional e independente, que leve a um sentimento de mútua responsabilidade pela família humana, com plena igualdade entre homens e mulheres e moderação no desenvolvimento material da civilização.
Nada menos do que o tipo de mudança que está começando a acontecer nas comunidades baháis, nas quais a transformação básica de propósito e caráter ocorrendo em cada indivíduo, refletindo em sua vida social, será capaz de provar a qualidade mais elevada da vida humana nesse planeta. Uma nova consciência deve emergir, baseada numa nova compreensão da natureza espiritual do homem e na crença na unidade orgânica da humanidade.
