Neste domingo, teremos eleições municipais para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Será que a população confia nas propostas dos candidatos? E eles conhecem e se comprometem com os princípios dos partidos políticos em que estão filiados? O papel fundamental da mídia é fornecer informações fidedignas para a população, ainda que, em tempos de polarização, os embates sejam mais presentes do que o processo informacional. A exposição possibilita o conhecimento de fatos que realmente possam auxiliar a população na escolha dos candidatos.
O que se espera dos candidatos é um real comprometimento com os princípios e a plataforma de campanha do seu partido político, e deixar bem claro, com qual parcela da população estará comprometido. Desafio difícil em momentos de debates inflados, violentos e pouco propositivos.
Não é possível que, neste momento histórico, a população ainda desconheça os princípios e as principais propostas do candidato escolhido. De forma geral, lembramos que, no momento de campanha, quase todos os candidatos defendem melhores condições para a educação, saúde, segurança. Mas será isso uma realidade após a eleição?
Sabemos que boa parte dos candidatos, senão a maioria, tem um compromisso prévio com aqueles que apoiaram sua campanha, com a destinação de verbas que propiciam melhores condições para uma pequena parcela da população. Em outras palavras, para quem possui mais recursos financeiros e, por fim, possuem interesse na melhoria de condições para sua vida em particular. Assim, vivemos em um momento em que o processo eleitoral é esvaziado do legítimo interesse em cumprir os compromissos assumidos com a população durante a campanha.
O que gostaríamos de ver acontecendo neste e nos próximos processos eleitorais é uma rigorosa análise dos candidatos. Não podemos esquecer que é fundamental o acompanhamento e a cobrança das promessas de campanha do candidato eleito. Uma das possibilidades de vigilância é a consulta ao site do Tribunal Superior Eleitoral, no campo de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais.
Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.