Ícone do site Tribuna de Minas

O lado bom do fracasso

tribunalivre destacada
PUBLICIDADE

Quantas vezes você desistiu porque acreditou que fracassaria? Que o fardo poderia ser pesado demais? Ou porque não conseguia lidar com outras pessoas dentro daquele processo? Pensou em mudar e ficou com medo de dar tudo errado?

Vamos mais a fundo…

PUBLICIDADE

Quantas pessoas você conhece que possuem MBA, mestrado, doutorado, especialização disso ou daquilo, casa, carro e empresa bem sucedida, mas que, apesar de todos os seus privilégios, olhando de perto, são infelizes? Ou que possuem todos estes títulos acadêmicos, todo esse conhecimento e, mesmo assim, nunca conseguem se sentir preparados o suficiente nem ganhar tanto quanto poderiam?

PUBLICIDADE

Muita gente… Sabe por quê?

Um dos motivos está relacionado à parte emocional. O nível de êxito que você percebe hoje na sua vida está ligado ao nível do seu desenvolvimento emocional, de uma vida inteira até agora. Por isso que não é com uma única leitura que você vai mudar, é preciso exercitar diariamente.

PUBLICIDADE

Para começar, precisamos ter um olhar diferente sobre o fracasso! Fracassar é não atingir um objetivo através de uma ação, de uma escolha. Porém, isso é o que mais vai acontecer na nossa vida. O erro e o fracasso nos permitem aprender e crescer.

O olhar pejorativo para o fracasso faz com que as pessoas se defendam o tempo todo dele. Dizem que não conseguiram por isso, ou aquilo, ou por culpa daquela pessoa, não assumem de fato a falha e acabam não fazendo uma análise sobre o erro.

PUBLICIDADE

Não admitir o erro é não entender o que aconteceu e qual rota tomar a partir desse resultado negativo.

O fracasso é um caminho que permite um conhecimento valioso para avançar na vida. É por isso que as pessoas não fracassam, elas desistem.

Quem fracassa, movimenta, levanta, observa, estuda, ajusta e muda a rota, quando necessário, e segue em frente! Quem fracassa, pode evolucionar. Quem desiste, paralisa.

PUBLICIDADE

Por isso que é tão importante entender que o processo de desenvolvimento da nossa inteligência emocional é contínuo. Na vida sempre haverá imprevistos, complicações, problemas, adversidades. Saber que você tem sempre um novo dia, uma nova opção de escolha, para transformar, para renovar, para melhorar é o que te impulsiona e te faz alcançar seus objetivos.

Sair da versão mobile