No dia 18 de março, domingo, a Tribuna de Minas, como de costume, presenteou os seus leitores com uma edição primorosa. Pela manhã, quando tomei o periódico em mãos, já fui completamente fisgado pelas chamadas das matérias da edição. Dentre outras temáticas, foram abordadas, ao longo do matutino, questões atreladas ao meio ambiente, ao trânsito, à educação e, como não poderia deixar de mencionar, ao acolhimento, em nossa cidade, dos nossos irmãos venezuelanos, cuja nação passa por um momento delicado.
Primeiramente, gostaria de destacar a matéria sobre a inauguração da nova Estação de Tratamento e Esgoto, no Bairro Granjas Bethel, um passo importante para a despoluição do Rio Paraibuna, que é uma meta do atual governo municipal. Nos tempos atuais, devemos nos preocupar sobremaneira com o meio ambiente. Inclusive, nesse mesmo domingo, teve início, em Brasília, o 8º Fórum Mundial da Água, com a participação de cerca de 45 mil pessoas interessadas no assunto.
Além desta, outra matéria que me chamou a atenção envolve o trânsito na região do Estrela Sul. Espero que o estudo que está sendo desenvolvido melhore o tráfego e evite novos acidentes, preservando, dessa forma, a vida de nossos semelhantes. No tocante à área educacional, é sempre prazeroso verificar que existem instituições, em Juiz de Fora, preocupadas em buscar uma constante atualização para os profissionais dos mais diversos campos.
Por fim, o que dizer da reportagem sobre os venezuelanos? Sem sombra de dúvidas, ao recebê-los aqui, com o auxílio da Comissão de Direito Internacional da OAB/JF, estamos fomentando a esperança deles no amanhã. Não poderia deixar de mencionar a seção Tribuna Livre com o título “Prestação de Contas”, cujo autor, com muita maestria por sinal, prestou suas contas à cidade de Juiz de Fora. Bela explanação. Essas matérias mostram o quanto a Tribuna de Minas está preocupada em diversificar o seu conteúdo, trazendo sempre para o conhecimento dos seus leitores os mais variados assuntos, para além dos casos de violência e corrupção que nos assolam dia após dia. Dito isso, saúdo toda a equipe do jornal pelas belas reportagens.
Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 35 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.