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BR-040: um caminho novo

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Em 1927, quando o Brasil possuía em torno de 130 mil veículos, um presidente já dizia: Governar é abrir estradas. A frase ficou famosa, e a rodovia passou a se chamar Washington Luís em homenagem ao seu construtor, o presidente da República daquela época. Com uma extensão de 1.178,7 quilômetros, a BR-040, como é conhecida, nasce em Brasília e termina no Rio de Janeiro, passando pelo Distrito Federal e pelos estados de GO, MG e RJ.

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Dois trechos da BR-040 têm grande importância na história das rodovias brasileiras. O trecho entre Petrópolis e Juiz de Fora compreendia a Estrada União e Indústria, a primeira rodovia brasileira, inaugurada em 23 de junho de 1861 por Dom Pedro II. O segundo trecho, Rio-Petrópolis, conhecido como Rodovia Washington Luís, tornou-se o primeiro asfaltado do Brasil em 1931.

Os 260km da nossa BR-040, entre JF e BH, correspondem ao traçado do Caminho Novo aberto no século XVIII. Em 1957, o presidente Juscelino Kubitschek inaugurou sua pavimentação.

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Nossa rodovia já percorreu muitos caminhos, mas é chegada a hora de se modernizar. Muitas foram as riquezas que transitaram por estas estradas de Minas. Mas, hoje, não mais temos 130 mil carros, como quando tudo começou. São quase 30 milhões de veículos cruzando caminhos. Lideramos o ranking em acidentes e manchetes desastrosas.

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Necessitamos de uma rodovia que leve e traga nossas famílias em segurança; que sirva de apoio para nossas riquezas, gerando ainda mais lucro e oportunidades. Por isso, estamos trabalhando pela sua reestruturação. Não vamos poupar esforços no sentido de atrair, cada vez mais, recursos para investir no desenvolvimento dos municípios da nossa região.

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Precisamos, urgentemente, de uma nova rodovia para que possamos levar sempre o progresso de Juiz de Fora a Belo Horizonte e de todos os cantos dessa nossa Zona da Mata para a capital mineira. Vamos lutar por um Caminho Novo.

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