Ícone do site Tribuna de Minas

Segurança em pauta

PUBLICIDADE

Nos dias 29 e 30, por iniciativa do Governo Municipal, através da Secretaria de Segurança, em parceria com a Câmara Municipal, a cidade vai sediar um encontro que terá a segurança como questão central e as relações que a envolvem. O foco serão ações que estão sendo ou devem ser implementadas para garantir à sociedade o direito de ir e vir, muitas vezes colocado em xeque, sobretudo em regiões com maior incidência de crimes. As metrópoles têm suas áreas de sombra, o que leva à discussão do que deve ser feito para mudar essa realidade.

Mas o debate não se esgota na violência objetiva. Há outros fatores que precisam ser permanentemente colocados à mesa para dar cores reais à situação. Os impasses sociais, a corrupção e outros fatores são indutores de cenários preocupantes que avançam pelo país afora. A desigualdade social deve ser uma agenda permanente dos governos, a fim de garantir um mínimo de igualdade. Muitos personagens entram em situação de risco por terem sido apartados de políticas de oportunidades.

Esse fator é importante sobretudo quando se colocam em pauta as ações do Estado em áreas conflagradas. Há, é fato, a necessidade do viés repressivo, que se manifesta por meio de suas polícias, mas o sucesso de longo prazo de tais situações está na outra ponta. Daí, programas como o Fica Vivo, ora em curso na cidade, têm forte apelo em outras áreas, implementando projetos sociais, educativos extensivos à saúde e ao lazer. É fundamental dar às comunidades o prazer do pertencimento, da identidade e da garantia que estão no foco do Estado.

PUBLICIDADE

A corrupção é outro dado a ser enfrentado, o que, aliás, já ocorre com sucesso em operações como a Lava Jato. Milhões em recursos foram desviados ao curso dos anos em detrimento de postos de trabalho, salas de aulas, equipamentos públicos e áreas de lazer. A drenagem de recursos para grupos de interesse tornou-se um flagelo e carece de combate permanente.

O seminário, certamente, será uma oportunidade única para avaliação de cenários. Muitos dados que permeiam o inconsciente coletivo são resultado de desinformação ou pelo jogo deliberado das falsas informações. Jogar luzes sobre essa questão é uma necessidade.

O Plano Municipal de Segurança Pública, fruto do evento, é a peça mestra para o desenvolvimento de tais medidas, pois contempla a criação de conselhos formados por pessoas que vivem ou conhecem de perto os problemas comunitários.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile