Desde o ano passado, quando assumiu o controle da Piraquê, a M. Dias Branco tirou o pé do acelerador em novos investimentos na região Sudeste, o que deixou Juiz de Fora num cenário de preocupação, pois, há pelo menos três anos, aposta-se na possível vinda da empresa – a maior produtora de massas do país – para a cidade. O terreno foi adquirido, os entendimentos formais também estabelecidos, ficando pendente apenas a construção de um acesso, cuja responsabilidade coube ao Governo do estado. A partir daí, veio o silêncio. O Governo de Minas não tomou providências, e a empresa abriu pesquisa para verificar se há espaço para novas ações na região. O resultado dessa pesquisa ainda não saiu, mas é preocupante, sobretudo porque a administração estadual não cumpriu a sua parte, ficando na estaca zero. Na gestão Zema, ela ainda não entrou em sua agenda.
Na última quarta-feira, o governador comemorou pelas redes sociais a decisão da Vallourec – um conglomerado francês que atua no setor da siderurgia – de expandir as ações do grupo em Brumadinho, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com um investimento da ordem de R$ 220 milhões e a criação de 400 empregos temporários e 335 permanentes. A M. Dias causa a mesma expectativa entre os juiz-foranos pela magnitude do projeto inicial.
É fato que os empresários agem de acordo com o momento, mas a instância política de Juiz de Fora não deve ficar apartada da discussão. É fundamental cobrar do governador a reabertura das conversas com o grupo, a fim de assegurar que Minas receba seu projeto. Homem de negócios por profissão, o governador é a pessoa adequada para fazer coro aos participantes da articulação, sobretudo num momento em que o Estado carece de novos investimentos para melhorar sua performance econômica e gerar mais empregos.
O melhor caminho, porém, é um trabalho conjunto dos parlamentares, que devem repetir experiências de sucesso, como as do Triângulo Mineiro. Lá, a despeito das divergências políticas e ideológicas, as lideranças se unem quando a causa é de interesse da região.

