Ícone do site Tribuna de Minas

Combinação de fatores

editorial
PUBLICIDADE

Ao curso dos anos, tornou-se comum dizer que Juiz de Fora é uma cidade que só dá ênfase ao turismo de eventos por não ter atrações naturais. De fato, os eventos são importantes para cidade, como mostram os números do Rainbow Fest e do Miss Gay apresentados pela Tribuna na última sexta-feira: devem injetar pelo menos R$ 7 milhões na economia da cidade envolvendo os mais diversos setores, atraindo cerca de 18 mil visitantes.

Nesta semana, a cidade será sede do Encontro de Carros Antigos, que reunirá expositores de diversos pontos do país, e do IX Fórum de Desenvolvimento Juiz de Fora, Zona da Mata e Vertentes, promovido pela Agência Regional de Desenvolvimento Regional, com implicações também em visitantes de diversos centros. Ambos serão novos fomentos para a economia local.

PUBLICIDADE

A reabertura do Museu Mariano Procópio, do Jardim Botânico e do Parque da Cidade, para ficar apenas nestes três, é um passo a mais na atração de visitantes, sobretudo se houver articulação entre os promotores e os órgãos de turismo do município no sentido de combinar todo o processo. Quem vem para os eventos pode, e deve, aproveitar também os outros pontos do município que lhe chame a atenção. É de destacar que o Mariano Procópio é um dos principais museus imperiais do país, devendo ser uma prioridade conhecê-lo.

PUBLICIDADE

Em havendo essa combinação, ganham todos, pois os turistas terão à sua disposição outros fatores para sua visita: o evento em si, para o qual se programaram, e as atrações locais, que aguçarão ainda mais o seu interesse.

Próxima das principais capitais da Região Sudeste e interligada a São Paulo – a mais distante – por linhas aéreas, Juiz de Fora tem como suporte uma qualificada rede de hotéis e restaurantes. Com a abertura de novos espaços nos shoppings e praças, criou-se um ambiente perfeito para o incremento de novos projetos. O Rainbow Fest vai ocorrer na Praça Antônio Carlos, enquanto o Miss Gay será apresentando no Espaço Terrazzo, que na semana passada sediou a JF Summit, evento que atraiu influencers de todo o país e lideranças empresarias que apresentarem seus cases para auditórios com mais de 1.500 espectadores.

PUBLICIDADE

Há, ainda, o Centro de Convenções, com modernas instalações, cuja construção foi resultado do projeto do ex-presidente Itamar Franco. Em 2002, ao final de seu mandato como governador de Minas, deixou como legado o compromisso – cumprido integralmente pelo sucessor, Aécio Neves – de construir o Expominas e o Aeroporto Regional, que hoje leva o seu nome, como indutores do desenvolvimento regional.

Sair da versão mobile