Ícone do site Tribuna de Minas

APOSTAS NO FUTURO

PUBLICIDADE

A inauguração do Jardim Norte, o mais novo shopping center de Juiz de Fora, soma-se a outras ações de quem aposta no futuro, como é o caso, também, do Shopping Design, que investe em sua ampliação. Os dois eventos ocorrem no chamado tempo de crise, significando otimismo com a economia e com a própria cidade. Num tempo de incerteza política e econômica, é fundamental destacar a coragem de tais empreendedores, pois caminham na contramão, certos de que é fundamental apostar no próprio país. E têm razão. O Brasil, a despeito de todas as dificuldades, inclusive no cenário internacional, enfrenta, como muitos, sérias restrições, com um mercado de trabalho encolhendo, após políticas errantes de Brasília. Mesmo assim, têm todas as chances de recuperação por conta de sua força econômica, capaz de superar dificuldades que já se fizeram presentes em outros tempos.

E é com base nessa coragem que é possível incentivar outros tantos a investirem na cidade, o que exige das instâncias públicas ações permanentes para atrair novos investimentos. Quando da guerra fiscal com o Rio de Janeiro, a cidade foi uma das mais afetadas por ser fronteira com o estado vizinho. Várias empresas, atraídas por promessas mirabolantes, migraram para o outro lado da divisa. Hoje, porém, a situação já não é mais a mesma. Acuado por uma crise ímpar, fruto, inclusive, da renúncia fiscal acima dos limites, o Rio está tecnicamente quebrado.

Tal exemplo, porém, deve ter efeito contrário na Zona da Mata, desde que sejam mantidos incentivos, mas com respaldo técnico capaz de garantir o retorno necessário para justificar o empreendimento. E aí, a cidade sai na frente, em função de sua posição logística e capacidade de sua mão de obra. Cabe à instância política atuar nesse viés, apontando soluções para garantir ao município o acolhimento de projetos importantes para o seu desenvolvimento, como é o caso do Parque Tecnológico, âncora facilitadora para a vinda de novos negócios.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile