Ícone do site Tribuna de Minas

Atualizar para ir adiante

editorial moderno2 1
PUBLICIDADE

Quando se apresentou aos juiz-foranos, no já distante setembro de 1981, a Tribuna já tinha a marca da inovação. Os jornais impressos estavam saindo das linotipos e ingressando no offset, que – a exemplo dos avanços tecnológicos de hoje – também agilizava a produção do jornal. Várias etapas estavam sendo substituídas ante a otimização dos processos.

Passada essa fase, o passo seguinte foi ingressar no ciclo das cores. As fotos em preto e branco viraram passado, e o colorido tornou-se a realidade, mas era apenas o começo de um longo processo de mudanças. A velha máquina de escrever tornou-se obsoleta, e os primeiros computadores, mesmo distante da sofisticação dos atuais, aceleraram a produção e conectaram a linha de produção da notícia com as máquinas de impressão.

PUBLICIDADE

Nesta edição, a Tribuna revê a sua história por meio das mudanças que o mundo diariamente enfrenta. Com a chegada da internet, tudo mudou, pois o local entrou no espaço global, e este conectou o mundo, derrubando as muitas barreiras entre estados nacionais e suas populações. Se antes as informações sobre um evento no outro lado do mundo levavam dias para chegar ao outro lado, hoje basta apenas um clique. A Inteligência Artificial, tema de uma das matérias deste domingo, é uma realidade, e os algoritmos desvendam o comportamento humano e fazem desse novo conhecimento uma ferramenta de negócios, de geração de novos conhecimentos e de otimização de ações em todas as áreas.

PUBLICIDADE

A produção da informação também segue no mesmo contexto. As redes sociais apresentam uma infindável produção de dados e também geram armadilhas, sobretudo quando enveredam pela desconstrução de oponentes. Os veículos de comunicação formal, hoje também equipados com os avanços tecnológicos, ganharam um novo papel. Além de informar, também atuam como curadores da informação.

A conexão com o público não se esgota mais nas páginas impressas – embora estas ainda sejam um produto vivo. O digital é o dado real que conecta o leitor em qualquer parte do planeta.

PUBLICIDADE

O mundo digital é desafiador, pois, por ser fluido, muda a todo instante, exigindo dos profissionais atualizações frequentes para se enquadrarem nos novos tempos. Além das páginas digitais, a Tribuna também caminha por outras trilhas que seguem ao lado das redes sociais. O leitor é convidado a acompanhar a informação por caminhos atualizados, como os podcasts. São fóruns de discussão e de informação que encurtam os caminhos e dão margem para o diálogo permanente entre o meio, a mensagem e o receptor.

O que ora ocorre, porém, é apenas o começo de um novo ciclo. A quarta revolução industrial – como destacam entrevistados nesta edição – é uma realidade que está sendo incorporada ao dia a dia. O jornal, em todas as suas plataformas, aceita o desafio de também participar dessa mudança.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile