Ícone do site Tribuna de Minas

A porta da libertação

tribunalivre destacada
PUBLICIDADE

“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo (…).” Jesus.

A porta, em seu sentido literal, permite a passagem e protege a casa da entrada de estranhos. Para além desse sentido, Jesus se apresentou como a porta que permite a libertação, que proporciona a segurança e a verdadeira felicidade. O Cristo aguarda cada coração no trabalho íntimo de reajuste aos padrões de seu Evangelho. A que porta recorremos diariamente?

PUBLICIDADE

Segundo o espírito Emmanuel, nos caminhos da vida, cada pessoa abre portas ao nosso espírito. Os que são inconformados abrem portas à indisciplina. Os fúteis abrem portas para o tempo perdido. Os viciosos abrem passagem para os despenhadeiros perigosos. Os preguiçosos levam à guerra contra o trabalho construtivo. Os maledicentes encaminham outros a fontes envenenadas. Os perversos conduzem aos precipícios do crime.

PUBLICIDADE

Talvez não percebamos, entretanto nos são abertas várias portas todos os dias, por meio de exemplos, palavras e sentimentos. Emmanuel, na mensagem Ante o objetivo, pela psicografia de Chico Xavier, informa-nos que alcançaremos o alvo que mantemos em mira, entretanto cada meta a que nos propomos tem o preço respectivo, seja para os que perseguem resultados puramente inferiores ou para aquele que se candidata à melhoria com vistas à vida eterna.

E Jesus nos alertou de que Ele é a porta: aquela que conduz à verdadeira libertação dos erros, das dores, dos sofrimentos, da ilusão, da descrença. Ele é a porta da vida eterna, da paz íntima e da felicidade, que o ladrão não rouba e o tempo não consome. Jesus nos deixou o roteiro de luz para a caminhada. Seus ensinos devem ser lembrados a cada dia e, insistentemente vivenciados, até que nos acostumemos ao bem com naturalidade, vencendo o egoísmo e o orgulho, os maiores entraves ao progresso moral.

PUBLICIDADE

Renovando os ensinamentos de Jesus, a Doutrina Espírita vem despertar a alma adormecida no corpo físico, indiferente à mensagem de amor, para que melhor possa viver com saúde, equilíbrio, com paz íntima. É através do amor ao próximo e do respeito à vida que faremos essa paz nascer em nós mesmos e passá-la aos demais, conforme orienta d. Isabel Salomão de Campos.

É no dia a dia, na conduta com nossos semelhantes, no uso da palavra edificante, na ajuda desinteressada, nas atitudes dignas, que podemos vivenciar o amor ensinado pelo Cristo. Examinemos a que porta recorremos a cada dia, reflitamos onde depositamos confiança, para que não percamos tempo para retomar o caminho que nos é próprio. Apenas em Jesus, ser-nos-á possível a passagem abençoada de definitiva salvação: “Buscai, acima de tudo, o Reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas ser-vos-ão acrescentadas.”

PUBLICIDADE

 

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

Sair da versão mobile