Ícone do site Tribuna de Minas

Por um pouco de fraternidade

tribunalivre destacada
PUBLICIDADE

Mais um ano começando e, mais uma vez, eu tenho um pedido a fazer a todo mundo: que sejamos mais fraternos uns com os outros. Se cada pessoa nesse mundo fosse só um pouco mais fraterna uma com a outra, acredito que o mundo seria um lugar muito melhor de se vivido.

Não custa nada nos esforçarmos um pouco mais rumo à fraternidade entre nós, afinal, o que faz bem para uma pessoa, certamente, fará bem para todas, numa reação em cadeia. Que tal começar pela sua casa? Não há lugar melhor para se começar a fazer o bem, afinal, é do lugar mais íntimo que se irradia tudo o que queremos espalhar pelo mundo, não custa nada mudar primeiro o que está mais perto para que, como uma onda, essa nova realidade se espalhe.

PUBLICIDADE

Se cada um de nós agirmos mais pensando no coletivo, mas sem com isso nos anularmos enquanto pessoas, se conseguíssemos resolver nossas pendências pessoais de forma amistosa e sem brigas, como sabemos elas não fazem sentido, evitaríamos o ressentimento, pai do rancor e avô do ódio, pois são esses sentimentos que tornam o mundo um lugar infeliz e pesado para quem vive nele.

PUBLICIDADE

Toda a paz que desejamos depende exclusivamente de nós, de nossa atitude de vida, e devemos, não por uma simples obrigação, mas sim pelo bem viver coletivo, buscar as melhores atitudes para com os nossos irmãos. O mundo não pertence a uns poucos mais abastados, seja financeiramente ou culturalmente, é de todos nós que nele habitamos, independente da região geográfica onde vivemos e das diferenças sociais e culturais. Respeitar o outro em todas as suas particularidades e especificidades é uma atitude que traz a paz e a fraternidade. Ninguém pensa igual, há diversidade de pensamentos, e ninguém é obrigado e nem deveria ser, a pensar e viver igual ao outro, essa é a beleza da vida, a diversidade entre as pessoas.

A diferença de pensamentos é que nos faz crescer, enriquece a vida com valores. Através dela, normalmente, evitando o conflito, encontramos a convergência para um estado de espírito mais fraterno com meios claros de fazer a vida de todos bem melhor.Portanto, evitemos os embates belicosos por causa das diferenças existentes, sejam elas políticas, religiosas, sociais e outras quaisquer, vamos fazer delas o caminho para tornarmos o mundo um lugar mais legal de se viver!

PUBLICIDADE

Enfim, se continuarmos a nos colocar de lados opostos como que entrincheirados e armados para uma guerra, sem o menor intuito de debater ideias para o bem comum, e sim com o intuito de destruição mútua, o mundo desejado por todos, aquele bom e mais feliz, nunca será de fato alcançado, pois ninguém é feliz ao impor seus pensamentos e nem se deixando dominar pela força. Acontece, sim, uma falsa impressão de normalidade e paz, mas quando as máscaras caem vem o caos e a desgraça.

 

PUBLICIDADE

 

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

Sair da versão mobile