Ícone do site Tribuna de Minas

Fé em movimento

tribunalivre destacada
PUBLICIDADE

Quando se fala em ter fé, há necessidade de desenvolver no íntimo de nossa alma esta força. Imediatamente pode surgir a   questão: o que é fé? De nossa parte, neste pequeno espaço jornalístico, não temos nenhuma intenção de responder a tal pergunta de modo definitivo. Mas podemos afirmar, com convicção equilibrada, que fé é a aplicação dos ensinamentos de Jesus, objetivando o crescimento espiritual em nosso coração.

Reverenciamos a Providência Divina, em Jesus Cristo depositamos convicta esperança, admiramos emocionados as virtudes santificantes e acreditamos na força poderosa do bem, contudo se temos as mãos paralisadas na inação e nada realizamos em bem do próximo, nossa crença nada mais é que uma alegoria. É Tiago quem nos orienta: “Meus irmãos, se alguém disser que tem fé, mas não tem obras, que lhe aproveitará isso? Acaso a fé poderá salvá-lo?” (2:14). Possuir fé será sempre trazer consigo uma crença religiosa, no entanto, cultivar a fé significa muito além do crer, é observar com segurança e ter compromisso com a execução de uma tarefa benemérita. Porque o trabalho benemerente é a mais potente forma de resgatarmos as falhas do passado. E ninguém salda uma dívida por simplesmente elogiar o credor.

A crença religiosa é o meio, e a caridade é o fim.

PUBLICIDADE

Crer é o mesmo que acreditar e ter confiança e certeza no amparo divino que ilumina a percepção, levando-nos a melhor entender o que se passa a nossa volta e nos inspirando com boas e construtivas ideias na solução das inúmeras dificuldades.

O espírito Emmanuel, através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier, afirma: “De que teria valido a exaltação exclusiva da fé, se não para a glória da vida? Não te creias desse modo, em comunhão com a divina Majestade, simplesmente porque te faças
cuidadoso no culto externo da religião que te afeiçoas. Conhecimento nobre exige atividade nobre. Elevação espiritual é também dever de servir ao eterno Pai na pessoa dos semelhantes.”

Não se trata dessa ou daquela crença religiosa ou ideologia política, o trabalho em benefício do próximo é dever de todo aquele que minimamente é capaz de enxergar a dor do próximo, fazendo o bem sem olhar a quem.

PUBLICIDADE

“É por isso que a fé e obras se completam no sistema de nossas relações com a Vida Superior. Prece e trabalho, cultura e caridade, ideal e realização. Nesse sentido, Jesus é o exemplo indiscutível. Não se limitou o Senhor a simples glorificação de Deus nos Paços Divinos, quanto à edificação dos homens. Por amar infinitamente a Deus, na sublime tarefa que lhe foi cometida, desceu à esfera dos homens e entregou-se à obra do amor infatigável, levantando-nos da sombra terrestre para a Luz Espiritual.”

*Iriê Salomão de Campos – Comunidade Espírita “A Casa do Caminho”

PUBLICIDADE

 

 

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile