“Ano Novo é também a renovação de nossa oportunidade de aprender, trabalhar e servir. O tempo, como paternal amigo, como que se reencarna no corpo do calendário, descerrando-nos horizontes mais claros para a necessária ascensão.”
Assim, o espírito Emmanuel introduz a Carta do Ano Novo, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, exaltando a renovação das oportunidades de crescimento espiritual que se fazem diariamente a todos, materializada no tempo que se renova, como a convocar-nos à realização de velhas promessas, para as quais nos faltou coragem de cumprir.
O erro de ontem pode ser superado e se tornar o acerto de hoje. Se houve ofensa, é momento de exercitar o perdão. Se há possíveis inimigos, é chance de promover a reconciliação. Se houve descuido na plantação das boas obras, hoje é ensejo de realizar, com mais dedicação, o cuidado com as sementes dos bons sentimentos e das ações dignas.
Se a tristeza espreita, busquemos a alegria da consciência feliz no dever bem cumprido. Se houve discordância, semeemos harmonia. Se houve campo à maledicência ou condenação, é instante de acender alguma luz e auxiliar.
Em O Livro dos Espíritos, Allan Kardec questiona sobre o objetivo da encarnação dos Espíritos: “Deus lhes impõe a encarnação com o objetivo de fazê-los chegar à perfeição”. E ainda: “A encarnação tem também outro objetivo que é o de colocar o Espírito em condições de cumprir sua parte na obra da criação”.
Dessa forma, todos os dias são oportunos para vivenciar a mensagem cristã. É Jesus quem nos convida a seguir-lhe as pegadas, orientando-nos a caminhada através das suas sublimes mensagens e exemplos deixados à humanidade em sua passagem no planeta Terra. Jesus, nosso Irmão maior, aguarda-nos a renovação, quando pouco a pouco desfazemo-nos do homem velho, distanciado das leis de Deus, para dia a dia cultivar o homem novo, aquele que vive seu Evangelho de amor.
Em todo tempo, Jesus convida-nos ao bom ânimo, na vivência de seu Evangelho como a nos dizer: “Ama e auxilia sempre. Ajuda aos outros, amparando a ti mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou contigo, esperando pela doce alegria da porta aberta de teu coração” (Emmanuel).
Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.