Ícone do site Tribuna de Minas

Papa Francisco nomeia o novo bispo de Leopoldina

dom oriolo divulgacao cnbb

(Foto: Divulgação/Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)

PUBLICIDADE

A diocese de Leopoldina passou a ter, nesta quarta-feira (30), dom Edson José Oriolo dos Santos como bispo. A nomeação foi feita pelo Papa Francisco e ratificada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em divulgação própria. Dom Oriolo assume posto que era de dom José Eudes Campos do Nascimento, que foi nomeado bispo para diocese de São João del-Rey.

O novo bispo de Leopoldina iniciará as atividades na função em 25 de janeiro de 2020. Até lá, segue exercendo o cargo de bispo-auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), o qual ocupa desde 2015.

PUBLICIDADE

Biografia

PUBLICIDADE

Nascido em Itajubá (MG) em 18 de setembro de 1964, dom Oriolo fez o ensino médio e a graduação em Filosofia no Seminário Nossa Senhora Auxiliadora em Pouso Alegre (MG), além de graduar-se em Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP). O religioso é, também, mestre em Filosofia Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas.

Foi ordenado padre em 5 de maio de 1990, na Igreja Matriz de São José Operário de Itajubá e, em 15 de abril de 2015, nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, função que exerce até então.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile