Ícone do site Tribuna de Minas

Estelionatários dão golpe milionário em 2 prefeituras da região

policia e1604501654965
PUBLICIDADE

Duas prefeituras da região foram alvos de estelionatários durante esta semana. Os casos foram registrados pela Polícia Militar e mais de R$ 1 milhão chegou a ser retirado dos cofres públicos pelos bandidos. Os alvos foram Santos Dumont e Bias Fortes. Ainda não se sabe se os valores movimentados foram recuperados pelas prefeituras. Em ambos os casos, os golpes foram por telefone.

Segundo informações da assessoria de comunicação da 13ª Região da PM, o primeiro crime foi em Santos Dumont, na terça-feira (28), quando os criminosos ligaram para o setor financeiro do Executivo Municipal e se passaram por funcionários de agências bancárias. Conforme a PM, o golpe consistia em pedir que as vítimas acessassem um site para supostamente atualizar senha. Depois que o endereço eletrônico era acessado, os estelionatários conseguiram acessar o sistema da Prefeitura e fazer movimentações financeiras.

PUBLICIDADE

O último golpe foi aplicado de forma semelhante, na tarde de quinta-feira (31), em Bias Fortes. Um dos funcionários também do setor financeiro recebeu uma mensagem para atualizar dados em um site, ele fez o processo e também foi vítima.

PUBLICIDADE

Conforme a PM, após contato com os gerentes, as contas das prefeituras foram bloqueadas para evitar futuras fraudes. A corporação não tem informações se as transações feitas pelos estelionatários chegaram a ser concluídas.

Em um comunicado oficial, a Prefeitura de Santos Dumont confirmou a ocorrência do golpe no dia 27 de janeiro. Segundo a Administração do município, os golpistas conseguiram acessar o sistema e fizeram movimentações no valor de R$ 207.050,50. A nota também afirma que todas as contas foram bloqueadas para evitar futuras fraudes. Foi feito boletim de ocorrência na terça-feira (28), na 63ª Companhia da Polícia Militar e, além disso, outras medidas  foram adotadas para apuração dos fatos.

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Bias Fortes também foi informada sobre o golpe. A Tribuna fez contato com a Administração e foi informada que o prefeito e o tesoureiro da cidade estavam em atividade externa.

A Polícia Militar alertou que nenhum banco ou instituição pede para recadastrar conta ou mudar sistema por telefone ou e-mail. Em caso de dúvidas, as pessoas devem sempre procurar os bancos pelos canais oficiais e jamais devem atender a terceiros que os procurem supostamente em nome das instituições por outros meios.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile