O líder de uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas em Barbacena e região foi preso em Juiz de Fora na última semana. Além dele, outras cinco pessoas também receberam mandado de prisão e irão responder pelo crime. Segundo informações da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), as prisões aconteceram entre os dias 25 e 26 de setembro durante a Operação Prophetarum Custodes, que visa combater o tráfico de drogas, a posse ilegal de armas e prevenir homicídios na região.
As prisões ocorreram nas cidades mineiras de Barbacena e Juiz de Fora, além de Volta Redonda e São Pedro da Aldeia, no estado do Rio de Janeiro. De acordo com as investigações, foi identificada uma organização criminosa responsável pelo abastecimento de drogas em Barbacena e arredores.
Segundo a delegada responsável pelo caso, Ariadya Tavares, o grupo realizava uma grande distribuição de drogas na cidade, principalmente cocaína e crack, atuando como o principal fornecedor para outros traficantes locais.
Com a conclusão das investigações, foi solicitada a prisão preventiva dos envolvidos, a qual foi autorizada pela Justiça. A esposa do líder da organização criminosa, responsável pela contabilidade do tráfico, foi detida em Volta Redonda (RJ), com o apoio da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ).
Outras três pessoas foram presas em Barbacena e uma em São Pedro da Aldeia (RJ). Os detidos foram encaminhados ao sistema prisional.