Ícone do site Tribuna de Minas

Mesmo com crise, cidades históricas esperam turistas no feriado

tiradentes capa
tiradentes dentro
Matriz de Santo Antônio em Tiradentes (Foto: Divulgação Iphan/Claúdio Lopes)
PUBLICIDADE

A programação cultural e religiosa do feriado prolongado de Corpus Christi, celebrado nessa quinta-feira (31), está mantida nas cidades históricas da região. Em Tiradentes, a 151km de Juiz de Fora, a programação de peças religiosas está confirmada. Em balanço divulgado nesta quarta (30) pela associação empresarial do município, a ocupação no setor hoteleiro chega a 62%; na última semana, a taxa correspondia a 82%. Entretanto, em função da greve dos caminhoneiros, a margem de cancelamento chegou a 20% do índice inicialmente divulgado pela associação. Com relação ao abastecimento de gasolina da cidade, há limitação de R$ 100 para carros de passeio e R$ 30 para motos. A associação não soube informar se serão entregues outros caminhões de combustível nos próximos dias.

Já em São João del-Rei, localizada a 156 km de Juiz de Fora, a programação cultural também está confirmada, incluindo o 9° Canta Del-Rei, Festival Nacional de Corais. A associação do comércio do município não forneceu um balanço da ocupação de hotéis e pousadas. O abastecimento de gasolina na cidade voltou a se normalizar nesta quarta-feira, mas as filas para conseguir combustível ainda são grandes. A expectativa da ACI Del-Rei é que, mesmo em um momento incerto, os turistas compareçam ao município, como em anos passados.

PUBLICIDADE

Em Ouro Preto, a 219 km de Juiz de Fora, a programação cultural e religiosa ocorrerá normalmente. Até antes da greve, as reservas de hotéis e pousadas estavam em 95%. Ainda não se sabe o percentual desta semana. A Associação Comercial da cidade espera que a queda, devido a greve dos caminhoneiros, não seja grande.

PUBLICIDADE

Transporte
Para quem sai de Juiz de Fora, de ônibus, rumo às cidades citadas, a Sinart recomenda que, aqueles que já adquiriram o bilhete, que entrem em contato com as empresas para saber se a saída foi remanejada ou se o horário se mantém. A empresa ainda recomenda que os passageiros embarquem no terminal rodoviário, para que, em caso de atrasos ou imprevistos, sejam melhor orientados.

Segundo a Sinart, entre esta quarta e quinta-feira, estão previstos 15 cancelamentos de viagens. O gerente da administradora, Artur Bittencourt, diz que, até o fim de semana, a situação deve se acalmar, voltando, gradativamente, ao funcionamento regular.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile