Ícone do site Tribuna de Minas

Mais nove alunos da Epcar testam positivo para Covid-19

epcar sgtjohnson fab divulgacao
PUBLICIDADE

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica confirmou, nesta quarta-feira (27), que mais nove estudantes da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) testaram positivo para a Covid-19. A instituição, que tem sede no município de Barbacena, a cerca de 100 quilômetros de Juiz de Fora, verificou, na última segunda (25), que 105 estudantes tiveram a indicação de anticorpos da classe IgG em seus testes, o que significa que possuem o marcador imunológico para Covid-19, característica de pessoas que já foram contaminadas pela doença. Todavia esse número foi atualizado para 114 alunos. Eles se recuperaram e foram liberados, sendo que sete apresentaram sintomas leves, e um já se encontra curado. Nenhum deles precisou ser internado.

Outros 90 integrantes que testaram positivo nos exames – com doença ativa – foram direcionados ao isolamento social e receberam o tratamento preconizado pelas autoridades de saúde, conforme a instituição. Com a atualização, o número oficial de estudantes da Epcar que foram contaminados é de 204. À Tribuna, o centro de comunicação explicou que a quantidade de alunos que apresentou o resultado positivo para Covid-19 se deve à decisão de testar todos os alunos, para garantir a liberação segura, de forma que eles e seus familiares possam tomar as medidas necessárias, conforme as orientações das autoridades de saúde.

PUBLICIDADE

Ainda conforme a instituição, neste momento, apenas os alunos passaram pela testagem em massa, e os demais integrantes passam por testes de acordo com o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde, ou seja, caso apresentem sintomas. Os exames realizados nos alunos foram testes rápidos fornecidos pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica e utilizam o Método Imunocromatografia, protocolado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O teste é um imunoensaio cromatográfico rápido para a detecção qualitativa dos anticorpos IgG e IgM para Covid-19 em sangue total, soro ou plasma como auxílio ao diagnóstico de infecções primárias e secundárias pelo coronavírus.

PUBLICIDADE

A Aeronáutica ressaltou que todos os integrantes da Epcar que tiveram contato com os alunos cumprem isolamento social domiciliar desde o último sábado (23). Desde que o Ministério da Saúde reportou os primeiros casos do novo coronavírus no Brasil, a Epcar, pontua a instituição, tem empenhado esforços para garantir a saúde e proteção dos seus alunos, readequando as atividades escolares e implementando procedimentos de prevenção alinhados aos protocolos do Ministério da Saúde e conforme as determinações do Ministério da Defesa.

O Ministério Público Federal (MPF), na sexta-feira (22), emitiu uma recomendação ao diretor de Ensino da Aeronáutica, major-brigadeiro do Ar, Marcos Vinícius Rezende Mrad, e ao comandante da Epcar, brigadeiro do Ar, Paulo Ricardo da Silva Mendes, para suspender imediatamente todas as aulas e demais atividades acadêmicas presenciais e não retomá-las até que sobrevenha alteração substancial do cenário fático relacionado à epidemia da Covid-19, em sintonia com o que for adotado pelos sistemas de ensino federal, estadual e municipal.

PUBLICIDADE

Nesta segunda, a Aeronáutica informou que as aulas e demais atividades presenciais já foram suspensas e que a recomendação foi cumprida antes mesmo do prazo estabelecido, que era de 72 horas. Todavia, nesta quarta, o MPF informou que a Aeronáutica respondeu de forma oficial sobre o acatamento da recomendação. Ainda segundo o órgão, só depois que tiver conhecimento das informações que serão prestadas pela Epcar é que serão definidos os próximos passos.

Sair da versão mobile