Ícone do site Tribuna de Minas

Santa Casa de São João del-Rei tem 18 crianças internadas e duas com suspeita de infecção por Streptococcus

santa casa sao joao del rei kiko neto reproducao facebook
PUBLICIDADE

A diretoria da Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei informou que, nessa quinta-feira (26), 18 crianças estavam hospitalizadas na unidade, sendo que duas delas tinham quadros em investigação para a infecção por Streptococcus pyogenes. Ambas encontravam-se estáveis e em melhora progressiva até a tarde desta sexta (27).

Em nota, a unidade hospitalar afirmou que não houve aumento no número de internações pediátricas na entidade, ou mesmo mudança do padrão habitual de internações por determinadas patologias.

PUBLICIDADE

A Santa Casa informou que a equipe médica e assistencial encontra-se bem treinada e capacitada para o atendimento de crianças com suspeita de “quadros bacterianos diversos.” “Informamos que estamos atentos e em contato direto com as secretarias de saúde, estadual e municipal, bem com vigilância epidemiológica.”

PUBLICIDADE

Equipe do Ministério da Saúde irá a São João del-Rei

À Tribuna, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) afirmou que, neste sábado (28), uma equipe técnica do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-MG), acompanhada pelo EpiSUS Avançado, programa do Ministério da Saúde para treinamento em epidemiologia aplicada aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), atuará em São João del-Rei para realizar trabalho de campo.

Entenda o caso

Na terça-feira (24), a Prefeitura de São João del-Rei suspendeu as aulas nas escolas municipais após mães e pais de alunos pedirem pelo fechamento das instituições de ensino devido à morte de três crianças em menos de um mês. Conforme o Município, duas das crianças tinham 10 anos, e uma, 3. Os óbitos estão em investigação, sendo que a suspeita é de que teriam ocorrido por contaminação pela bactéria Streptococcus.

PUBLICIDADE

As aulas da rede municipal de Tiradentes também foram suspensas nestas quinta e sexta. De acordo com a Prefeitura, as escolas passarão por dedetização nos próximos dias, sendo que as atividades devem ser retomadas na segunda-feira (30).

De acordo com Rodrigo Souza, médico infectologista do Hospital Universitário da UFJF, em entrevista à Tribuna, a Streptococcus pyogenes é uma bactéria comum, sendo uma das principais causadoras de amigdalites e infecções de pele. Os sintomas da infecção variam, mas o principal deles é a febre.

PUBLICIDADE

“Os demais sintomas dependem da forma da doença. Podem ser dor de garganta, dificuldade para engolir nas amigdalites, lesões na pele no impetigo e escarlatina, assim como cefaléia intensa, convulsões, sonolência ou agitação, além de enjôo e vômitos nas meningites ou queda importante da pressão nos casos de infecção generalizada”, explica.

Sair da versão mobile