Em função da greve dos caminhoneiros, que completa seis dias neste sábado (26), algumas cidades da região decretaram situação de emergência em função do desabastecimento de combustível e de suprimentos. Conforme levantamento da Tribuna, a situação já é verificada em São João Nepomuceno, Muriaé e Leopoldina.
Em São João Nepomuceno, o prefeito Ernandes José da Silva, através do decreto municipal 2.405/2018, publicado na sexta-feira, estabeleceu medidas para a próxima semana ou até a situação se regularizar. Entre elas, estão: suspensão das aulas municipais e do transporte escolar; redução da coleta de lixo, que será feita apenas na terça e quarta-feira. Já na área de saúde, foi priorizado o transporte de urgência e emergência e o serviço de hemodiálise e oncologia.
Em Leopoldina, o Executivo municipal também adotou medida semelhante. Conforme decreto 4.359/2018, será priorizado o abastecimento de combustível para transportes essenciais, tais como ambulâncias, transporte público e recolhimento de resíduos sólidos urbano. Ainda conforme o texto, ficarão dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta à situação de emergência até a normalização da situação.
Já em Muriaé, as ações envolvem saúde, abastecimento de água, limpeza urbana, educação, desenvolvimento social, obras e agricultura e serviços administrativos. Na saúde, somente as ambulâncias, o Samu e os veículos de apoio à hemodiálise permanecem aptos para abastecer. O serviço de limpeza urbana não será interrompido, mas haverá reduções. Já o transporte escolar de alunos da Zona Rural e a distribuição de merenda em todas as escolas da rede estão garantidos até a próxima segunda (28). Na área de abastecimento e obras, os trabalhos só serão realizados dentro da possibilidade. Todos os pontos do decreto estão detalhados no site da prefeitura.
Em Rio Pomba, cidade que não decretou situação de emergência, a prefeitura da cidade informou que a coleta de lixo está suspensa neste sábado (26). O serviço deve retornar na segunda, na quarta e na sexta da próxima semana. Pelas redes sociais, há um apelo para que a população não coloque o lixo nas ruas e contribua com a limpeza da cidade.