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Relatório indica problemas no serviço de água em Matias Barbosa

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A Copasa recebeu 502 reclamações sobre falta de água, entre julho e dezembro de 2020, de usuários da cidade de Matias Barbosa. A partir de denúncias sobre supostos problemas na qualidade da água distribuída ao município, bem como em relação à continuidade do abastecimento, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) realizou vistoria no sistema, entre janeiro e março deste ano, de maneira remota. Os resultados foram publicados em relatório divulgado pela agência nesta sexta-feira (26).

Conforme a Arsae, os bairros com maior concentração de reclamações são: Morada da Garça, Parque das Colinas, Cedofeita, Vista Alegre e Monte Alegre, que, juntos, somam mais da metade do total: 280 queixas.

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Foram vistoriados os registros de qualidade da água; os prazos de pedidos e vistoria de ligação e manutenções corretivas de vazamentos; comunicados de paralisação e reclamações de abastecimento. Todos os itens foram demandados pela população.

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O relatório da reguladora levantou que duas estações de tratamento de água de Matias Barbosa estão operando no limite da capacidade. Uma delas, que tem 32 litros por segundo de capacidade, não tem Unidade de Tratamento de Resíduos, instalação que tinha prazo final de entrega em dezembro de 2020. A Arsae apontou a necessidade de aumentar o tempo de funcionamento ou expandir a capacidade de tratamento, visando a garantia da qualidade da água nas duas unidades.

Sistema atende mais de 13 mil habitantes

Em Matias, segundo a Copasa, a rede de distribuição possui 80.271 metros de extensão, o que confere ao município 100% de cobertura do sistema de abastecimento de água. São atendidos, conforme o órgão, 13.626 habitantes por meio de 5.207 ligações ativas. Ainda segundo o levantamento, o sistema possui 573 ligações factíveis, que são imóveis localizados em áreas em que há infraestrutura pública de distribuição de água, mas não estão conectadas à rede pública por diversos motivos, seja fonte alternativa, imóvel vazio ou cliente que não se interessa pelo serviço.

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No relatório, a Arsae reforçou a importância do trabalho conjunto, entre a Prefeitura e a Copasa, para que sejam identificados e notificados os usuários que dispõem de rede pública de abastecimento de água, mas não estão conectados, por conta do risco de consumo de água não tratada.

Inspeções
A agência também apontou que as inspeções de cinco dos reservatórios do município não teriam sido feitas na frequência trimestral, conforme as orientações da própria Arsae. Também foi verificada a presença de vazamento em novembro de 2020.

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Copasa e Prefeitura se posicionam

Por meio de nota, a Copasa informou que está em constante alinhamento com as regulamentações da Arsae e mantém a agencia atualizada de todas as suas execuções e obras. “A Copasa ressalta que todos os apontamentos feitos pela Arsae estão sendo avaliados e, quando necessário, corrigidos e apresentados os devidos esclarecimentos, conforme a necessidade junto à agência reguladora.”

A Prefeitura de Matias Barbosa, por meio de nota, explicou que foi realizada audiência pública na Câmara da cidade em fevereiro, ocasião em que representantes da Prefeitura, da Copasa e da Arsae discutiram as demandas da população sobre o serviço de abastecimento. “A Copasa, empresa responsável pelo serviço, se comprometeu em melhorar o tempo de resposta às demandas, com a atuação de uma equipe para avaliar e ordenar os serviços a serem realizados pela companhia. A fiscalização das atividades será feita pela Prefeitura em conjunto com a Arsae.”

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