As aulas da rede municipal de Tiradentes foram suspensas nesta quinta (26) e sexta-feira (27). De acordo com a Prefeitura, as escolas passarão por dedetização nos próximos dias, sendo que as atividades devem ser retomadas na segunda-feira (30). A medida ocorre após as mortes de três crianças em menos de um mês em São João del-Rei, cidade que está localizada a dez quilômetros de Tiradentes. Os óbitos das crianças estão em investigação, sendo que a suspeita é de que teria ocorrido por contaminação pela bactéria Streptococcus.
A Prefeitura de Tiradentes anunciou a suspensão das aulas em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (25). Em vídeo, os secretários de Saúde, Marcelo Andrade, e de Educação, Valdo Rosa, informaram que a Administração municipal está buscando definir ações para proteger as crianças, diante da situação que tem ocorrido na cidade vizinha.
Conforme Rosa, a limpeza das escolas é realizada diariamente, entretanto, nos próximos dias, a Prefeitura irá aplicar produtos químicos mais fortes, que não permitem o contato da população. Por isso, o Executivo optou pela suspensão das aulas, que devem ser retomadas na segunda-feira.
“Eu sei que tem muitos pais ligando para a Prefeitura, pedindo o fechamento das escolas por um prazo indeterminado, mas ainda não temos respaldo científico, nem autorização legal para tal, nem autorização para aulas remotas. Então, o que nós podemos fazer no momento é isso, fechar esses dois dias para estar fazendo essa desinfecção com esse produto que foi recomendado, e também para estar orientando e reforçando essas orientações aos nossos servidores”, explicou o secretário de Educação.
Na publicação, os secretários ainda reforçam a importância de manter os cuidados de higiene, como lavar as mãos e não compartilhar itens pessoais. Além disso, caso alguma criança apresente algum sintoma como dor de garganta e febre, os responsáveis devem procurar atendimento em uma unidade de saúde.