Em reunião realizada nesta segunda-feira (23), a Prefeitura de Lima Duarte alinhou as medidas de fiscalização, definidas em decreto, na última quinta-feira, para enfrentamento da pandemia de coronavírus (Covid-19). Dentre as definições, o Município criou, em parceria com a Polícia Militar e com a Associação de Moradores Amigos de Ibitipoca (AMAI) uma equipe de fiscalização para tentar inibir o acesso de turistas ao distrito de Ibitipoca, distante cerca de 25 quilômetros de Lima Duarte. “Parte da equipe irá percorrer a comunidade toda, de carro, para fiscalizar. Um agente de saúde, um fiscal e a polícia também ficarão próximos à ponte que dá acesso à estrada que leva ao distrito. O intuito é fazer a abordagem de possíveis turistas que tentem acessar o local”, afirma a Supervisora de Patrimônio Histórico e Cultural de Lima Duarte, Rose Cristina Ueb da Silva.
O intuito, explica Rose, é abordar turistas e orientá-los a respeito da situação. De acordo com ela, a equipe irá submeter a pessoa abordada a um breve questionário, que inclui o motivo da viagem e o local de hospedagem. “Não podemos proibir as pessoas de passarem, mas estamos fazendo o possível para que eles entendam a situação e desistam de continuar a viagem”. Caso o turista deseje seguir com a viagem, os dados apurados pela equipe serão repassados à AMAI para que a abordagem possa ser realizada também no distrito. “Ainda têm chegado muitos turistas em Ibitipoca, mesmo nesta situação. Apesar de as pousadas já terem fechado, do comércio local não estar funcionando e das visitações ao Parque Estadual do Ibitipoca terem sido suspensas por 30 dias, desde a última quarta, muitos ainda estão conseguindo reservas em casas de aluguel”, cita a supervisora como uma das justificativas para que o local ainda esteja recebendo turistas.
O Município ainda disponibilizou, nesta terça, dois números de telefone, (32) 3281-1195 e (32) 98402-4062, para que a população possa denunciar possíveis situações que não estejam de acordo com o decreto. Segundo Rose, a fiscalização irá acontecer diariamente, inclusive nos fins de semana.
Para viabilizar o procedimento de fiscalização no município, a Prefeitura de Lima Duarte disponibilizou equipamentos de proteção individual (EPIs), carros e combustível às equipes, de acordo com a supervisora. As medidas de abordagem e fiscalização em toda a cidade se mostraram necessárias, segundo ela, porque ainda há resistência dos moradores, sobretudo idosos, em respeitar a recomendação de isolamento social. “Nós solicitamos à população, não só de Lima Duarte, mas das comunidades ao entorno, que caso seja necessário nos acione e nos ajude a fiscalizar, porque muitos não estão levando em consideração a gravidade da situação.”
Situação de emergência
Na semana passada, a Prefeitura de Lima Duarte decretou situação de emergência em saúde pública e criou um comitê de crise para enfrentamento da pandemia do coronavírus. Além das medidas definidas nesta segunda, o decreto publicado pela Prefeitura já previa a restrição de visitas hospitalares e a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, além da paralisação de atividades do comércio local. A determinação é válida por 30 dias, a partir da última sexta (20).
Ainda conforme o documento, ficam suspensos, por tempo indeterminado, os alvarás de funcionamento emitidos para realização de atividades com potencial de aglomeração em estabelecimentos como academias de ginástica, salões de beleza, bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, empresas de turismo e comércio ambulante de qualquer gênero. Locais com estrutura e logística adequada para realizar entregas em domicílio de alimentos prontos e embalados poderão manter estes serviços. Os casos de retirada de alimentos nos locais devem ser regidos conforme um esquema de horário marcado, objetivando a não aglomeração de pessoas.