Ícone do site Tribuna de Minas

Temporal na Serra de Petrópolis interdita BR-040

Equipes da Concer atuam para desobstruir subida da serra de Petrópolis na BR-040

Equipes da Concer atuam para desobstruir subida da serra de Petrópolis na BR-040

chuva na 040 by concer
Equipes da Concer atuam para desobstruir subida da serra de Petrópolis na BR-040 (Foto: Concer)
PUBLICIDADE

O temporal que caiu em na região de Petrópolis na terça-feira (22) causa várias interdições na subida da serra. Segundo a Concer, concessionária que administra o trecho, ainda estão sendo avaliadas consequências da forte chuva. A BR-040 está interditada a partir da praça de pedágio de Caxias, no sentido Juiz de Fora, desde às 4h30 desta quarta-feira (23). Não há previsão de liberação do fluxo. Equipes técnicas e de conservação estão mobilizadas em pelo menos outros 13 pontos da pista da subida da serra. A Concer alerta que os motoristas devem reprogramar suas viagens pelo trecho até o restabelecimento das condições de tráfego.

Os problemas causados pela chuva começaram durante a tarde de terça-feira (22), quando a rodovia ficou totalmente interditada no Km 94, em direção a Juiz de Fora, devido à queda de árvore. O incidente foi por volta das 14h.

PUBLICIDADE

Uma hora depois, equipes da Concer trabalharam no km 98, em um trecho da subida da serra de Petrópolis, também no sentido de Juiz de Fora, onde uma árvore caiu na pista e atingiu um caminhão. O trecho foi parcialmente liberado uma hora mais tarde. O motorista foi socorrido e levado para uma unidade hospitalar da região.

PUBLICIDADE

Conforme a Concer, pouco antes das 20h, voltou a chover forte e a subida da Serra de Petrópolis ficou operando em meia pista na altura do km 94 da BR-040 devido à queda de barreira.

Já por volta das 20h30, a chuva intensa causou uma nova interdição na pista de subida, altura do km 97, em Duque de Caxias. Houve queda de árvores na pista, a retenção chegou a 7km.

PUBLICIDADE

Às 22h, uma retroescavadeira foi mobilizada pela Concer para a retirada da árvore. Pouco depois da meia-noite, equipes da Concer abriram espaço em um refúgio do km 97, quebrando parte do meio-fio para permitir a passagem do tráfego retido no trecho devido à queda da árvore.

No início da manhã desta quarta, conforme a Concer, a praça de pedágio de Caxias está interditada no sentido Juiz de Fora. Por volta das 6h havia  dois quilômetros de retenção. A Concer e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão  atuando na avaliação de passagem do tráfego pelo km 97.

PUBLICIDADE

A Concer informou que atua na subida da serra de Petrópolis com 45 homens, seis caminhões, uma escavadeira, uma retroescavadeira, uma mini carregadora e uma equipe de alpinistas. As equipes trabalham em 14 pontos da pista de subida afetados pela chuva forte de ontem, mas ainda sem previsão de liberação do trecho. A praça de pedágio de Caxias permanece interditada no sentido Juiz de Fora, mas com possibilidade de retorno para o sentido Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile