Ícone do site Tribuna de Minas

Lima Duarte realiza licitação para concessão do transporte público

IBITIPOCA CAPA Leonardo Costa
IBITIPOCA INTERNA Leonardo Costa
Atualmente, a linha Lima Duarte x Conceição do Ibitipoca tem dois horários diários, em ambos os sentidos, um pela manhã e outro à tarde (Foto: Leonardo Costa)
PUBLICIDADE

Aconteceu na manhã desta terça-feira (23) a abertura do único envelope apresentado com proposta para assumir o serviço público do transporte coletivo do município de Lima Duarte. A intenção do processo de licitação era selecionar a empresa que oferecesse o menor valor da tarifa, com o máximo de R$ 4,50 para as linhas urbanas, e o valor fixado para as linhas rurais de R$ 20, o que inclui o distrito de Conceição do Ibitipoca.

Os trajetos urbanos serão de Vila Cruzeiro a Orvalho – que fará sete viagens por dia -, de Vila Cruzeiro a Afonso Pena – com quatro viagens diárias – e Centro a Poço da Pedra – 13 viagens. Os rurais partem todos do Centro de Lima Duarte, levando até Conceição do Ibitipoca (duas vezes por dia), Mogol (duas vezes por mês), São Domingos (uma vez por mês) e Várzea do Brumado (uma vez por mês). A demanda estimada pelo edital é de que sejam transportados quase 74 mil passageiros por mês. Atualmente, a linha Lima Duarte x Conceição do Ibitipoca tem dois horários diários, em ambos os sentidos, um pela manhã e outro à tarde.

PUBLICIDADE

O processo determina que todos os cinco ônibus convencionais e um micro-ônibus – que não podem ter mais do que dez anos de fabricação – deverão ter sistema de monitoramento por GPS e câmeras internas. A empresa também deverá criar um site e um aplicativo para que os usuários possam acompanhar as rotas, horários e localização dos veículos em tempo real.

PUBLICIDADE

Leia mais notícias sobre Região aqui.

Dez anos

A duração do contrato será de dez anos, podendo ser prorrogada por mais dez, ao final. Agora, a concorrência pública precisa ser homologada para que, em até 15 dias, a única concorrente seja contratada. Após a assinatura do contrato, a empresa terá até 60 dias para iniciar os serviços.

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Lima Duarte destacou, por meio da assessoria, que não existia um contrato do tipo desde 2009. Até o fechamento desta matéria, não foi informado qual empresa apresentou oferta nem qual foi o valor proposto para a tarifa urbana.

Sair da versão mobile