Ícone do site Tribuna de Minas

Viçosa decreta situação de emergência em saúde pública

viçosa e1585751458913
PUBLICIDADE

A cidade de Viçosa, a cerca de 160 km de Juiz de Fora, decretou situação de emergência em saúde pública, devido ao surto de febre amarela e a iminência de epidemia de dengue. O decreto assinado pelo prefeito do município, Ângelo Chequer, autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção dos surtos, como aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços e pessoal de forma emergencial por tempo determinado.

LEIA MAIS: Estado confirma 25 mortes por febre amarela em Minas

PUBLICIDADE

Em sua decisão, o prefeito considerou os dados da febre amarela no município e região, como a notificação de 105 casos suspeitos da doença em municípios da área de abrangência da Unidade Regional de Saúde de Ponte Nova nos últimos dois meses, além da ocorrência de uma morte em Viçosa em decorrência da febre amarela. No sábado, o governador Fernando Pimentel já havia decretado situação de emergência para as áreas de BH, Itabira e Ponte Nova.

PUBLICIDADE

O decreto considera ainda o resultado do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), cujo percentual é de 3,7% que aponta elevada infestação em vários pontos da cidade e coloca Viçosa em estado de alerta sobre um possível surto de dengue.

Por conta disso, a Secretaria de Saúde do município deve divulgar ainda nesta semana um edital para contratação emergencial de agentes comunitários de saúde e de endemias. Hoje a pasta possui 77 agentes comunitários de saúde e precisaria de mais 25. A expectativa é contratar outros 31 profissionais para atuar ao lado dos 14 que já atuam como agentes de endemias.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile