O servente de pedreiro Damião de Paula, 55 anos, morreu soterrado na tarde desta terça-feira (22) na cidade de Conselheiro Lafaiete, a cerca de 165 quilômetros de Juiz de Fora. O homem trabalhava em um obra de fundação na Avenida Elias Mafuz, no Bairro Santa Matilde, quando houve o acidente.
Segundo o Corpo de Bombeiros, populares informaram que a vítima estava dentro de um buraco envolto por um talude, onde seriam colocadas as sapatas da edificação – uma espécie de estrutura que fica sob a terra, com a finalidade de suportar o peso e manter a construção sem risco de inclinação. Em determinado momento o talude desmoronou sobre o homem, lançando um grande volume de terra sobre ele, encobrindo seu corpo.
De imediato, populares e outros funcionários da construção iniciaram a retirada de terra e, com a chegada dos Bombeiros, o local foi isolado. Os militares fizeram ainda análise de riscos devido à possibilidade de novos desmoronamentos de terra e iniciaram os trabalhos de salvamento. Foram utilizadas ferramentas próprias, e a vítima foi retirada. Apesar de os Bombeiros e Samu realizarem manobras de ressuscitação cardiopulmonar, o servente não resistiu e faleceu no local. A perícia da Polícia Civil compareceu ao endereço, realizou os trabalhos de praxe e liberou o corpo para a funerária. A ocorrência foi acompanhada pela Defesa Civil e pela Polícia Militar de Conselheiro Lafaiete. O caso será investigado.