Há 25 dias, comerciantes e moradores de Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, estão enfrentando quedas no sinal do telefone e problemas de conexão com a internet. A cidade, que funciona grande parte ao redor do turismo do Parque Estadual do Ibitipoca,, tem sido prejudicada com a situação, já que as negociações com os visitantes, em muitos casos, dependem desse acesso. Os usuários da Vivo relataram à Tribuna ter tido grandes perdas econômicas devido a essa situação, que acontece justamente no período de alta temporada. Procurada, a operadora informou que está analisando o caso mencionado pela reportagem.
São cerca de 90 mil visitantes que frequentam, por ano, o Parque de Ibitipoca, de acordo com informações fornecidas pelo Governo estadual. Para que esses indivíduos sejam amparados na cidade, Gabriel Fortes, que é condutor de turismo na Sauá Turismo, realiza atendimentos on-line através de plataformas digitais. Ele vive a cerca de oito quilômetros do Centro da vila e afirma que, para realizar seu trabalho, depende do sinal de internet o tempo todo. Foi por isso que havia optado pelo sinal da Vivo, que inclusive cobre mais áreas do parque e possibilita o contato em casos de emergência, oferecendo mais segurança. Por isso, reforça, as quedas de sinal e de internet o prejudicaram muito. “O cliente entra em contato para combinar os preços e ter as informações. Mas há 25 dias o sinal está falhando, prejudicando a comunicação e, em um período de férias, que costuma ser bom pra gente. Quando volta, o cliente já fechou com outro lugar, desistiu de ir ou às vezes pode até ficar bravo conosco”, afirma.
Jussara Faria de Góes, que mora na região da Serrinha, onde apenas o sinal da Vivo funciona, afirma que a falta de estabilidade causa diversos problemas no trabalho e realmente afeta a economia local. “Trabalho agenciando reservas para hospedagem e dependo da internet. Os prejuízos são incalculáveis”, conta.
A proprietária da Pousada Alquimia, Rosane Dias Moreira, conta que, nos 24 anos em que trabalha como empresária na cidade, nota que esse problema está realmente se tornando mais frequente. “O telefone é uma ferramenta de trabalho, fechamos as reservas através do telefone e damos informações também. Tenho quatro linhas, fora o modem da internet. Nos falam que o sinal está normal, mas na verdade não está. Gostaria de uma resposta sobre o que está acontecendo”, cobra.