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Pousadas da região enfrentam atrasos de pagamento da plataforma Booking

booking pousada ibitipoca foto Arquivo pessoal Elisa Paiva
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Uma das maiores plataformas de hospedagem do mundo, a Booking.com, tem sido alvo de reclamações a respeito do atraso no repasse de pagamentos de reservas contratadas no site para os proprietários de pousadas e hotéis em várias regiões do Brasil. No distrito de Conceição do Ibitipoca, um dos principais destinos turísticos da Zona da Mata Mineira, empresários do ramo hoteleiro também enfrentam impasses para receber os valores.

Há dez anos trabalhando no setor, Elisa Paiva Delgado é proprietária da pousada Casa do Geninho, da região central de Ibitipoca, e ainda não recebeu o pagamento referente aos meses de junho e julho, o que totaliza um prejuízo de R$ 12.835,10. “É um valor bem alto principalmente para uma pousada pequena. Além de ter sido um período de férias, o que fez o movimento ser bem grande.” A empresária entrou em contato com a empresa, mas, até o momento, não teve nenhum retorno além de mensagem automática do e-mail.

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Há quatro anos trabalhando com o Booking, metade dos hóspedes que o espaço recebe é por meio da plataforma. Elisa conta que já teve o mesmo problema nessa mesma época no ano passado e que só conseguiu receber o valor dos serviços prestados seis meses depois. “Eu espero muito e ainda confio que a Booking vai pagar, mas não pretendo retorno como cliente, pelo menos por enquanto, porque é um valor muito significativo para a gente. Estou com muitas contas atrasadas e não estou conseguindo pagar as despesas relacionadas a hospedagem que eu sempre paguei com a Booking”, diz Elisa.

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A trabalhadora divulgou, na última semana, nas redes sociais da pousada, a situação que está passando e recebeu diversos comentários de outros proprietários de acomodações da região compartilhando que estavam vivenciando o mesmo problema. Com isso, ela resolveu fazer um levantamento dos locais que estão sendo afetados pelos atrasos em Ibitipoca. Até o momento, seis pousadas se manifestaram, sendo que apenas três informaram o valor da dívida. No total, a Booking teria deixado de pagar R$ 15.936,00 para as outras pousadas.

Para evitar que o problema se repita, Elisa decidiu bloquear a opção de datas disponíveis para reserva pela plataforma. “O prejuízo foi dobrado, pois, além de eu não ter esse valor que eu já deveria ter recebido, porque o hóspede já foi atendido e já pagou a Booking, que emitiu a nota fiscal de comissão e eu paguei o imposto, ainda não estou recebendo futuras reservas.”

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Posicionamento da Booking

A reportagem entrou em contato com a Booking apontando os questionamentos dos clientes. A empresa informou que os atrasos aconteceram em razão de uma manutenção no sistema da plataforma e que os trabalhos para que as transações sejam retomadas estão sendo feitos com urgência. Confira a nota na íntegra:

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“Sempre nos esforçamos para apoiar cada um de nossos parceiros de acomodação da melhor forma possível e entendemos a importância de fazer esses pagamentos no prazo previsto. Estamos trabalhando com urgência para retomar as transações, que sofreram um atraso em decorrência de uma manutenção planejada em nosso sistema, e confirmamos que elas já foram processadas, portanto, nossos parceiros devem receber o dinheiro em breve.”

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Problema acontece em várias regiões do país

Na seção Reclame Aqui do site da Booking é possível ver várias reclamações de atraso nos pagamentos, assim como dificuldades de acionar a empresa e o recebimento de falsas promessas no repasse do dinheiro. O portal de notícias Metrópoles divulgou no último sábado (19) que um empresário do Distrito Federal está há quase dois meses sem receber o repasse dos valores pelo uso dos apartamentos que ele colocou para locação. O prejuízo estimado passa dos R$ 260 mil.

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Em resposta ao Metrópoles, a empresa afirmou que lamenta o atraso no pagamento e disse que trabalha para resolver os casos. “Lamentamos o atraso nos pagamentos que alguns dos nossos parceiros de acomodação sofreram recentemente e reforçamos que a maioria já foi paga. Esse atraso se deve a uma manutenção planejada em nosso sistema. Embora os parceiros tenham sido notificados sobre essa atualização com antecedência, para algumas propriedades esse processo tem sido mais longo do que o esperado e continuamos trabalhando com urgência para resolver os últimos casos afetados”, diz a Booking.

Diferente caso em Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, os estabelecimentos consultados pela reportagem que têm parceria com a empresa não sofreram com atrasos por trabalharem de outra forma, onde os turistas reservam os quartos pela plataforma, mas o pagamento é feito de forma presencial nas dependências do hotel. No entanto, um dos clientes, o Premier Parc Hotel, está enfrentando outra dificuldade com a plataforma: a emissão de boletos para que o servidor efetue o pagamento à Booking.

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