Ícone do site Tribuna de Minas

Campeonato Brasileiro reúne a nata do downhil no fim de semana

destaqueleo2
bike leo
Embalado por bons resultados este ano, Gabriel Giovannini, 24 anos, dewsponta como um dos favoritos ao pódio (Foto: Leonardo Costa)
Lucas da Costa Condé, 20 anos, espera se posicionar pelo menos entre os 10 primeiros colocado (Foto: Arquivo Pessoal)
PUBLICIDADE

Simão Pereira será a capital do downhill neste fim de semana. Cerca de 500 atletas de todo Brasil estarão neste sábado (22) e domingo (23), no município, que fica a 36km de Juiz de Fora, para a disputa do Campeonato Brasileiro de Downhill. A competição, que será realizada na pista do Hotel Fazenda Santa Helena, será válida como etapa única do Campeonato Brasileiro de Downhill 2017 da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e submetida às normas disciplinares da União Ciclística Internacional (UCI). Por isso, o campeonato reunirá a “nata” do downhill nacional, com a presença de atletas de ponta de diversos estados do país, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e até da Paraíba. Mas que terão de enfrentar competidores locais de destaque, como os juiz-foranos, Gabriel Giovannini e Lucas da Costa Condé.

Filho de Miguel Giovannini, um dos grandes nomes do cenário nacional do mountain bike e do downhill, Gabriel Giovannini, 24 anos, cresceu vendo o pai conquistar títulos e, agora, trilha seu próprio caminho. Apesar de ter nascido em Juiz de Fora, Gabriel mora em Indaiatuba, interior de São Paulo e chega como um dos favoritos à conquista do Brasileiro, pois considera que esse ano de 2017 tem sido bastante produtivo para sua carreira. Ele foi finalista na Copa America de Downhill 4X, realizada em janeiro na cidade de São Roque (SP), terceiro colocado na prova das escadarias de Santos, em fevereiro, além de ter ficado em quinto lugar no Pan-Americano, disputado na Colômbia, em abril, sendo o brasileiro melhor colocado.

PUBLICIDADE

“Treinei muito para esse Brasileiro. Estou me preparando há pelo menos seis meses para essa prova, por isso espero ter bons resultados. A pista do hotel fazenda Santa Helena é uma pista muito boa, onde já tive a oportunidade de andar outras vezes”, revela. O juiz-forano aponta os atletas Bernardo Cruz, de Ouro Preto-MG, Lucas de Borba, de Santa Catarina, e Lucas Bertoldo do Rio de Janeiro, como seus principais adversários, mas se diz tranquilo por poder competir em casa.

PUBLICIDADE

Já Lucas da Costa Condé, 20, espera se posicionar pelo menos entre os 10 primeiros colocados, pois considera a prova de alto nível competitivo. “Sonho com um pódio para, quem sabe, chegar a uma competição internacional. Mas sei que é difícil, por isso estou treinando desde o início do ano para ficar pelo menos entre os 10 melhores”, afirma. Para se credenciar as primeiras posições, Lucas aposta nos bons desempenhos que teve nas competições disputadas na Zona da Mata e no Rio de Janeiro, onde é federado.

Além dos juiz-foranos, Minas Gerais terá outros bons representantes na elite masculina, como Pedro Henrique Torres, de Lagoa Santa-MG, que está em 2º lugar no ranking mineiro de downhill, e Wellington Sebastião dos Santos, de Itabirito-MG, que é o atual 3º colocado no ranking. Já no feminino, Rafaella de Oliveira Santana, também de Itabirito e atual segunda colocada no ranking mineiro, e Bárbara Jechow de Belo Horizonte, terceira melhor colocada em Minas Gerais, são as favoritas na categoria.

PUBLICIDADE

Ao todo, a prova terá 14 categorias. O percurso é um trecho fechado e delimitado com rampas e obstáculos diversos, naturais e artificiais, trilhas e estradas. A prova será desenvolvida por meio de duas descidas, onde o atleta pode atingir uma velocidade de até 60 km/h. A primeira descida cronometrada será utilizada como classificatória e determinará a ordem de largada dos atletas em cada categoria.

Programação
No sábado acontece a retirada dos kits com a numeração dos atletas, treinos oficiais, qualificação e competição das categorias amadoras. Já no domingo os treinos oficiais acontecem de 9h às 11h, e a final, de 12h às 15h. A cerimônia de premiação está prevista para as 15h30.
A base do evento é o Hotel Fazenda Santa Helena (Rodovia BR-040, km 34), e a infraestrutura contará com a presença do SAMU, energia elétrica, banheiros químicos e produtos para alimentação dos atletas e do público presente. Mais informações no site www.bikelight.com.br

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile