Já é possível para as pessoas com deficiência motora gozar das belezas naturais do Circuito Janela do Céu, do Roteiro das Águas e do Pico do Pião no Parque Estadual de Ibitipoca. Nesta terça-feira (21), foi inaugurado o uso de duas cadeiras de rodas adaptadas na unidade, localizada em Lima Duarte, no distrito de Conceição de Ibitipoca, a cerca de 90 quilômetros de Juiz de Fora.
Conhecidas como juliettis, os equipamentos foram apresentados aos frequentadores da unidade de conservação, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), com o objetivo de proporcionar para as pessoas com dificuldade de locomoção a chegada em pontos mais altos e de difícil acesso da área verde.
O Ibitipoca, um dos principais parques de Minas, é a primeira unidade de conservação gerenciada pelo IEF a disponibilizar as cadeiras adaptadas, adquiridas com apoio de parceiros locais. No lançamento dos equipamentos, três pessoas com deficiência de locomoção, que frequentam o parque assiduamente, fizeram a inauguração das cadeiras: Tauana Silva, Simara Silva e Lucas Santos.
A menina Tauana Silva, de 12 anos, moradora do distrito, foi uma das primeiras a experimentar a novidade do parque. A mãe dela, Maria Francisca, que acompanhou toda a visita, contou que a experiência foi a realização de um sonho da adolescente. “Ela já conhecia outros lugares no parque e, há muito tempo, queria conhecer a Janela do Céu, só que isso não era possível até então. Com a chegada das cadeiras, esse sonho foi realizado”, contou a mãe.
LEIA MAIS: Pesquisadores testam cadeira de rodas adaptada para trilhas em Ibitipoca
De acordo com Maria Francisca Silva, o passeio na cadeira adaptada começou às 9h, e todo o trajeto até a Janela do Céu levou cerca de seis horas. “O dia estava fresco e lindo. Além disso, toda a equipe do parque nos acompanhou e foi muito atenciosa”, destacou a visitante, lembrando que, quando Tauana chegou ao atrativo turístico e deslumbrou a paisagem pela primeira vez, foi um momento mágico para mãe e filha. “Foi uma felicidade estar ali junto com ela e poder concretizar esse sonho, que era algo que ela queria muito.”