A Polícia Militar do Meio Ambiente confirmou dano ambiental após uma carga com produto químico para tratamento de eucalipto tombar em São José dos Lopes, no distrito de Lima Duarte, na semana passada. Segundo o registro policial, o acidente com o caminhão que transportava o material aconteceu no dia 12, por volta das 10h, quando o condutor se perdeu em uma de suas entregas, desviando do caminho original e entrando em uma estrada de chão, onde tombou o veículo.
Segundo a PM, seis mil litros de Osmose K33 atingiram o solo e a vegetação próxima, ocasionando dano ambiental. Os militares questionaram se a empresa responsável pela carga acionou os órgãos ambientais competentes e os responsáveis disseram que não o fizeram, mas contataram a empresa Ambipar para a realização da contenção e limpeza do produto.
A PM solicitou o apoio do Núcleo de Emergência Ambiental de Minas Gerais (NEA-MG) para avaliação do vazamento de produto corrosivo, utilizado para autoclave de eucalipto. O NEA oficializou um auto de infração contra a empresa responsável pela carga por deixar de comunicar os órgãos ambientais e por causar poluição e degradação ambiental. As providências criminais ficaram a cargo da Polícia Militar de Meio Ambiente.