Trechos da BR-040 estão temporariamente interditados devido à ação de manifestantes que bloquearam as pistas utilizando objetos incendiados. O motivo teria sido a persistência da falta de luz na região. Duas equipes da Polícia Rodoviária Federal estão na ocorrência, juntamente com o trabalho de monitoramento da Companhia de Concessão Rodoviária (Concer).
De acordo com a concessionária, a praça de pedágio de Areal, situada no quilômetro 45, foi total e temporariamente interditada no sentido Juiz de Fora. A recomendação da Concer é de que sejam evitados também os quilômetros 79 e 81, em Petrópolis, sentido Juiz de Fora e Rio de Janeiro, na subida e descida da serra, locais que se encontram totalmente interditados e com retenção. Além disso, as más condições do clima nesta segunda-feira (20) estão deixando a área com visibilidade parcial para motoristas.
Em postagem oficial no último domingo (19), a Entidade Nacional de Eletricidade (Enel), distribuidora de energia responsável pela região, esclareceu que as equipes vêm trabalhando desde a madrugada a fim de recuperar o fornecimento de energia daqueles afetados pelo temporal deste final de semana.