Ícone do site Tribuna de Minas

Tremor de terra é registrado em Senhora dos Remédios

senhora dos remédios
PUBLICIDADE

Moradores de Senhora dos Remédios, município a 140 quilômetros de Juiz de Fora, tiveram um susto no princípio da noite desta quinta-feira (19). Às 18h49, diversos populares sentiram um tremor de terra, que posteriormente foi confirmado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). A atividade sísmica foi relatada principalmente no distrito do município denominado Japão. Apesar da situação inesperada, nenhum dano material foi registrado até o momento.

“Alguns moradores escutaram barulhos e sentiram um tremor. O distrito de onde vieram os relatos fica próximo a uma montanha que de acesso ao município, descendo a serra”, afirmou, em entrevista à Rádio CBN Juiz de Fora, a prefeita de Senhora dos Remédios, Sônia Milagres (MDB). Após a ocorrência, o assunto foi destaque nas redes sociais entre moradores da cidade de aproximadamente 10.600 habitantes.

PUBLICIDADE

Também entrevistado pela CBN, o professor do Instituto de Geociências da UnB, George Sand, confirmou o registro do caso pelo Observatório Sismológico da instituição como um tremor de terra de magnitude 2.2 na escala Richter. Neste nível, a atividade sísmica não causa danos estruturais, de acordo com o professor. “É um tremor, aparentemente, natural. É um tremor que não causa dano à população, mas o susto é grande porque não temos ocorrências do tipo”, explicou. Segundo o pesquisador, de modo geral, tremores a partir de 5 graus têm potencial para causar danos.

PUBLICIDADE

Fato não é inédito em MG

Em Minas Gerais, outros tremores de baixa magnitude já foram registrados recentemente. Em março de 2019, Delfinópolis, no Sul de Minas, e São João del-Rey, na Zona da Mata, também registraram tremores de, respectivamente, 3.9 e 2.8 graus; ambos também registrados pelo observatório da UnB. Sand recordou casos em Montes Claros, no Norte de Minas, que já foram registrados em 2012, 2017 e também em 2019.

“Como é uma ocorrência recente, eu não consegui visualizar ainda os tremores anteriores (na região de Senhora dos Remédios). Mas, com certeza, já tiveram outros registros”, explicou o professor, acrescentando que explosões causadas pelas atividades de mineração, muito frequentes no estado, podem causar os tremores, no entanto, pela baixa magnitude do evento registrado nesta quinta-feira, é improvável que essa tenha sido esta a motivação.

PUBLICIDADE

Reunião na Prefeitura

Uma reunião na Prefeitura de Senhora das Dores na tarde desta sexta-feira (20) vai ter como um dos assuntos a atividade sísmica sentida no município. Segundo a prefeita Sônia Milagres, a conversa terá o intuito de esclarecer a situação para a população que ficou assustada com o caso.

Sair da versão mobile