O Guinness Book surgiu em 1955, após Sir Hugh Beaver ter a ideia de criar um livro de referência que pudesse ajudar a resolver debates sobre fatos triviais e recordes durante discussões. Esse livro evoluiu para uma compilação de uma variedade de marcas importantes, incluindo o de gato mais velho do mundo, com a britânica Flossie, de 27 anos. Mas uma gatinha de Barbacena, cidade 100 km distante de Juiz de Fora, está ultrapassando essa idade, e sua família busca o registro mundial. Segundo documentos da tutora Maria Eliza Correa, a gata Esmeralda nasceu no dia 1º de dezembro de 1994. “Ela foi deixada na garagem da nossa casa. Meus sogros adotaram, e a veterinária à qual levei registrou essa data”, contou a dona.
O veterinário Leonardo Lacerda Rodrigues explica que a expectativa de vida de um gato gira em torno de 15 a 16 anos, mas a preocupação do tutor com o bem-estar do pet é um diferencial para muitos viverem mais. “Os donos estão vacinando, fazendo controle de pulgas e vermes, castrando o animal mais jovem, fornecendo rações de melhor qualidade e levando o animal com rotina ao médico veterinário, o que ajuda a aumentar a expectativa deles.”
Além disso, Leonardo destaca a importância da consulta de rotina, principalmente na questão da prevenção. “Os gatos apresentam alguns problemas de saúde, no entanto, muitos não demonstram isso para o tutor, por serem mais resistentes à dor, e só vão mostrar quando a situação está muito grave e na maioria das vezes não se tem muito o que fazer.” Sendo avaliado com uma determinada frequência, o problema pode ser tratado antes de um agravamento, especialmente em gatos de idades mais avançadas. Com 29 anos, é esse cuidado que os tutores de Esmeralda sempre tiveram ao acompanhar sua rotina, levando à veterinária Janete Campos, que cuida da gatinha desde seu nascimento.
À base de carinho
Mas, para Maria Eliza, a longevidade de Esmeralda está relacionada com o companheirismo e o cuidado. “Ela é uma gata muito agarrada à família, está sempre nos acompanhando e não sai à rua.” A dona ainda conta que o episódio da semana passada, no qual a gata ficou presa por dois dias em um cano de água na casa do vizinho e precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros, foi uma surpresa para todos que conviviam com ela. Agora a família está reunindo os documentos para tentar o registro no Guinness World Records.
O processo de inscrição envolve várias etapas para garantir que os recordes sejam precisos e verificáveis. Após pesquisar no banco de dados on-line do site, é preciso se inscrever e solicitar diretamente um recorde, além de atentar para os valores das taxas.
Se a inscrição for aceita, o proponente recebe as diretrizes de tentativa de recorde. Todas as informações são fornecidas no site, incluindo os critérios específicos de tentativa de recorde e o tipo de evidência que precisa ser remetido. Depois de tentar o recorde, a pessoa pode enviar as provas on-line e sua tentativa será revisada. O processo todo pode levar até 12 semanas.