Ícone do site Tribuna de Minas

De São Paulo à Ibitipoca: trilheiros percorrem quase mil quilômetros em caminhada Transmantiqueira

PUBLICIDADE

No dia 25 de abril, trilheiros saíram do Horto Florestal, na capital de São Paulo, rumo ao Parque Estadual de Ibitipoca, em Lima Duarte, para realizar a primeira caminhada de longo curso da Trilha Transmantiqueira. Com 950 quilômetros de extensão, o trajeto passa por 38 municípios, conectando os estados de São Paulo e Minas Gerais. A expectativa é de que os voluntários cheguem na Serra do Ibitipoca no dia 9 de julho, concluindo 75 dias de trilha. 

Grupo realizará caminhada de 75 dias até chegar em Ibitipoca (Foto: Arquivo Pessoal)

A etapa inicial do projeto tem como objetivo mapear o traçado e avaliar suas condições atuais. Isso inclui identificar trechos com estradas e definir estratégias para retirá-las da trilha; localizar áreas de propriedade privada e estabelecer contato com os proprietários; e desenvolver uma logística de apoio ao percurso, com a identificação de pontos para acampamento ou hospedagem, locais de abastecimento, alimentação e manutenção, além de possíveis pontos de envio de suprimentos — o que permite ao trilheiro carregar uma mochila mais leve. Também será avaliada a necessidade de sinalização e medidas de segurança, além da criação de uma rede de voluntários e parcerias com esferas municipais, estaduais e federais

“Estamos fazendo a caminhada e no final vamos produzir um relatório sobre o traçado e a logística, que ainda não existe, com os lugares que estamos parando, acampando, em toda a serra. Nós ficamos em alojamento de romeiro, em camping selvagem – que é longe da cidade, pousada, albergue, pensão, onde você pode abastecer a mochila, etc”, comenta Luiz Aragão, voluntário que atua como coordenador da empreitada. 

PUBLICIDADE

A princípio, a expedição tem o objetivo de fazer um mapeamento logístico que dará suporte a trilha, a sinalização será realizada posteriormente. Quem tiver interesse em participar de algum trecho do percurso, pode entrar no grupo do Whatsapp e solicitar o setor em que deseja atuar. As áreas de interesse do voluntariado variam entre: traçado, logística do caminhante, sinalização, etc. 

Transmantiqueira possui um percurso de 1.100 quilômetros de extensão (Foto: Arquivo Pessoal)

Trilha Transmantiqueira 

A Trilha Transmantiqueira (TMTQ) é uma Trilha de Longo Curso, que faz parte da Rede Trilhas, que atravessa a Serra da Mantiqueira no sentido oeste-leste, com um percurso que ultrapassa 1.100 quilômetros de extensão, cruzando mais de 40 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, passando inclusive por Ibitipoca, e promovendo a integração de mais de trinta unidades de conservação ao longo do seu percurso. 

O projeto é dividido em 19 setores. O Setor 18, Serras do Ibitipoca, é o maior setor da Transmantiqueira, percorrendo aproximadamente 154 quilômetros, divididos em seis trechos, atravessando as cidades de Bom Jardim de Minas, Santa Rita de Jacutinga, Rio Preto, Olaria, Lima Duarte e Santa Rita de Ibitipoca. O setor perpassa importantes unidades de conservação, sendo elas a APA Boqueirão da Mira, o Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira e o Parque Estadual do Ibitipoca. 

PUBLICIDADE

Um dos pilares do projeto é a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. As trilhas proporcionam para a população oportunidades para atividades de lazer ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e observação da natureza, atraindo turistas interessados em experiências autênticas e em contato direto com a natureza. 

Veja fotos

<
>
(Foto: Arquivo pessoal)

Trilha de longo curso 

Exigindo dias de caminhada devido à sua extensão, as trilhas de longo curso vão além do desafio físico. Elas impulsionam o turismo de natureza, protegem rotas de valor natural, cultural e histórico e são cruciais para a conservação da biodiversidade, ao permitirem a formação de corredores ecológicos entre unidades de conservação. Atualmente, a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso cataloga cerca de 40 dessas rotas em todo o Brasil. 

PUBLICIDADE

Aragão espera que as trilhas de longo curso sejam vistas no país de forma profissional e possam funcionar de maneira semelhante ao que existe nos Estados Unidos, com as trilhas da Tríplice Coroa, que incluem a Appalachian (3.520 quilômetros), a Pacific Crest (4.260 quilômetros) e a Continental Divide National Scenic (5.150 quilômetros). 

 

Sair da versão mobile