O município de Coronel Pacheco, distante cerca de 30 quilômetros de Juiz de Fora, oferecerá vagas de creche e educação infantil a partir de fevereiro de 2025. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Educação em reunião realizada no dia 10 de dezembro, conforme acordado em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
De acordo com o MPMG, o município fez as adequações solicitadas pela Superintendência Regional de Ensino e o pré-cadastro de crianças de dois e três anos, atendendo às obrigações assumidas no TAC. Até o momento, 22 crianças foram cadastradas e as matrículas serão efetuadas no início de janeiro de 2025.
O oferta de creche na cidade, conforme o Ministério Público, que até então não disponibilizava vagas de educação infantil, é resultado da atuação da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Juiz de Fora e das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes da Zona da Mata (Credca-ZM).