Ícone do site Tribuna de Minas

Um Dia no Parque: ação promove atividades em Unidades de Conservação da Zona da Mata

parque
ibitipoca leonardo costa2
Parque Estadual do Ibitipoca, 90 km distante de Juiz de Fora, também participará do evento (Foto: Leonardo Costa)
PUBLICIDADE

Todo ano, desde 2018, a campanha Um Dia no Parque promove atividades em Unidades de Conservação (UCs) do Brasil com o objetivo de incentivar o contato com a natureza e conscientizar a população sobre a importância da preservação dessas áreas. Com o tema “Natureza para todas as pessoas”, a ação busca despertar o sentimento de pertencimento através da visitação às mais de 2.500 UCs que ajudam a proteger a rica biodiversidade e a história do país. Em 2024, o evento vai acontecer no próximo domingo (21), em comemoração ao aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a legislação das UCs. A Tribuna listou os parques participantes da Zona da Mata, disponíveis na sequência desta publicação. 

Entre as atividades estão a prática de observação de pássaros, passeio noturno para ver o sol nascer, visita a grutas, trilhas, debates e outros programas de ecoturismo. “Admirar uma paisagem, tomar banho de cachoeira, sentir o vento, ouvir os pássaros, caminhar entre as árvores são experiências que nos lembram que fazemos parte da natureza e que nós também somos protegidos pelas Unidades de Conservação”, destaca a organização do evento. 

PUBLICIDADE

Nas  edições  passadas,  milhares  de  pessoas  visitaram  as  Unidades  de Conservação  e  praticaram  atividades  como ciclismo,  slackline, yoga e contemplação da paisagem. As atividades foram promovidas pelas UCs e também por associações, empresas particulares, voluntários, grupos de amigos, entre tantos outros que se reuniram nesta celebração. Algumas pessoas tiveram a oportunidade de visitar uma unidade de conservação de sua região pela primeira vez e conhecer a riqueza natural protegida por estas áreas, além do estímulo à saúde física, mental e emocional através de um equilíbrio com a natureza.

PUBLICIDADE

Confira os parques participantes e as atividades propostas: 

Juiz de Fora

Realização: Instituto de Ciências Contemplativas em parceria com o WWF

PUBLICIDADE

Instagram, Site e Kindfulness

Atividade: Com uma a duas horas de duração, a atividade começa com um acolhimento dos participantes, uma breve apresentação da atividade, e uma rápida aterrissagem. Em seguida, será conduzida uma caminhada consciente durante aproximadamente 20 a 40 minutos, de baixo grau de dificuldade. Após a caminhada, haverá uma pausa para uma prática contemplativa envolvendo a natureza, de aproximadamente 20 minutos. O grupo será conduzido ao ponto de partida com uma caminhada consciente e finalmente será promovida uma rápida partilha. A atividade de contemplação poderá ocorrer no período da manhã (10h).

PUBLICIDADE

A atividade pode ser oferecida para qualquer interessado, visto que não há necessidade de conhecimento prévio ou preparo físico. O tamanho dos grupos pode variar entre 20 e 50 pessoas, dependendo da localidade. Apesar de não haver necessidade de inscrição para participar, recomendamos o preenchimento do formulário de intenção de participação para que possamos informar sobre os pontos de encontro e horário exato da atividade em cada localidade: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAnEa1-QZ1vp3RNW86gHZk_FqbYzsO4qpFmv5Utw0sYryagw/viewform 

 Como chegar: Cel. Almeida Novais, 246 – Santa Terezinha

Jardim Botânico (Foto: Fernando Priamo / Arquivo TM)

Lima Duarte

PUBLICIDADE

Realização: IEF e Parquetur

Atividade: Ecocine com a exibição do filme Wall.E, com pipoca e refri no auditório do Centro de Visitantes – 20/07 e 21/07

Atividade: Exposição e Bate Papo com a Polícia Militar de Meio Ambiente de MG no platô do restaurante – 21/07

PUBLICIDADE

Atividade: Experiência Espeleológica – 20/07 e 21/07. Atividade guiada em cavernas do PEIB abertas à visitação. Durante o trajeto serão abordados temas de introdução a espeleologia, características físicas e bióticas do ambiente subterrâneo e conservação e riscos em atividades de espeleoturismo, além de realização de dinâmicas de interpretação deste ambiente.

Atividade: Passeio noturno para ver o sol nascer no Pico do Pião durante todo o mês de junho. Mais informações no site do Parque do Ibitipoca.

 

Área de Proteção Ambiental de Caparaó

Caparaó

Realização: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Caparaó

Atividade: A definir 

Como chegar: Córrego das Missões, Distrito Capim Roxo -Caparaó MG

 

Parque Ecológico Municipal da Serra do Lenheiro

São João del Rei

Realização: Instituto de Ciências Contemplativas em parceria com o WWF

Instagram, Site e Kindfulness

Atividade: Com uma a duas horas de duração, a atividade começa com um acolhimento dos participantes, uma breve apresentação da atividade, e uma rápida aterrissagem. Em seguida, será conduzida uma caminhada consciente durante aproximadamente 20 a 40 minutos, de baixo grau de dificuldade. Após a caminhada, haverá uma pausa para uma prática contemplativa envolvendo a natureza, de aproximadamente 20 minutos. O grupo será conduzido ao ponto de partida com uma caminhada consciente e finalmente será promovida uma rápida partilha. A atividade de contemplação poderá ocorrer no período da manhã (10h) ou tarde (14h). 

A atividade pode ser oferecida para qualquer público interessado, visto que não há necessidade de conhecimento prévio ou preparo físico. O tamanho dos grupos pode variar entre 20 e 50 pessoas, dependendo da localidade. Apesar de não haver necessidade de inscrição para participar, recomendamos o preenchimento do formulário de intenção de participação para que possamos informar sobre os pontos de encontro e horário exato da atividade em cada localidade: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScAnEa1-QZ1vp3RNW86gHZk_FqbYzsO4qpFmv5Utw0sYryagw/viewform 

 Como chegar: Águas Férreas (Tejuco)

 

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Fervedouro

Realização: Caminhantes do Caparaó,  Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Fervedouro  e o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Atividade: 01 – Banho de Floresta

Atividade de caminhada contemplativa 

Local: Trilha das Águas 

Horário: 8h

Duração: 2h

Público: todos

Como participar: peencher formulário de inscrição online

Capacidade: 15 pessoas

Evento gratuito 

02 – Banho de Floresta

Atividade de caminhada contemplativa 

Local: Trilha das Águas 

Horário: 14h

Duração: 2h

Público: todos

Como participar: peencher formulário de inscrição online

Capacidade: 15 pessoas

Evento gratuito

Como chegar: https://maps.app.goo.gl/Afm6xALiRMxyYBDc8

 

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Araponga

Realização: Guarus Adventure / Em foco Fotografia

Atividade: Oficina de Fotografia “Brigadeiro Em Foco”

A partir das 8h, término: 15:30h.

Ponto de encontro: Sede da UC, PESB: Endereço: Estrada Araponga, Fervedouro MGC 482 km 15, Zona Rural, Araponga, Minas Gerais, CEP: 36594-000. 

Destinado ao público em geral, sem limite de idade.

Câmera fotográfica ou celular; trazer os equipamentos carregado e com espaço para armazenamento de imagens.

Recomendado vir agasalhado pois a área costuma apresentar temperatura baixa neste horário.

Não há cobrança de taxa, mas é preciso fazer Inscrição pelo e-mail shakalcarlosfotografias@gmail.com

Trazer água e alimento pois o local não tem lanchonete. Há sanitário.

Como chegar: O acesso mais utilizado é pela cidade de Araponga. A estrada não é pavimentada e seu estado de conservação é regular.

O Parque fica a 290 km de Belo Horizonte, entre os municípios de Araponga e Fervedouro. Saindo de Belo Horizonte, seguir pela BR 040, no sentido do Rio de Janeiro, até a BR 356 (rodovia dos Inconfidentes), sentido Ouro Preto. Seguir pela MG 262 até o município de Ponte Nova e entrar na BR 120, sentido Viçosa. Em Viçosa, no trevo para Ubá, pegar o acesso para São Miguel do Anta e, depois, pela BR 482 até Araponga. Antes de chegar à cidade de Araponga virar à direita na Copasa. A partir daí, seguir por 11 km de estrada de terra até a Portaria Araponga do Parque. A partir de Viçosa, a estrada está bem sinalizada.

Outro acesso para o Parque, chegando pela Portaria Pedra do Pato, é pelo município de Fervedouro que fica a 27,7km. A estrada não é pavimentada.

 Atenção: No período das chuvas as estradas de acesso ao Parque tornam-se escorregadias, sendo recomendável o uso de veículo com tração 4×4. Veículos maiores, como ônibus, poderão ter mais dificuldade de acesso ao Parque, dessa forma, sugerimos que venham com veículos menores (limite máximo micro-ônibus) pois a estrada de acesso é sinuosa, íngreme e estreita (alguns pontos só cabe um veículo por vez).

 Não há transporte público de acesso à sede da Unidade. A melhor opção para o deslocamento de ônibus é até à comunidade de Bom Jesus do Madeira – município de Fervedouro – que está a aproximadamente 9 km do centro de visitantes ou deslocamento até a cidade de Araponga que está a aproximadamente a 11 km. A partir destes dois pontos, é possível contratar serviços de transporte particular para deslocamento até a Sede do Parque. Informações sobre horários das linhas de ônibus consultar as empresas responsáveis por essa prestação de serviço.

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Araponga MG/ Miradouro MG

Realização: Reconexão e Hiking (Mariana Malta, Shakal Carlos e Priscilla Ventura)

Atividade: Contemplação da natureza, com pausas para reflexões e momento de meditação guiada.

Trilha de curto percurso, iniciada pela trilha do Muriqui, seguindo em direção a trilha da lajinha, onde podemos avistar uma bela paisagem das montanhas.

Destinada a qualquer idade. É importante usar roupas adequadas, calça, calçados fechados e confortáveis, e agasalhos pois a região é bastante úmida e fria nessa época.

Limite Máximo de 10 pessoas, e a inscrição deve ser feita através do e-mail reconexaoehiking@gmail.com 

Dúvidas podem ser tiradas pelo whatsapp a seguir https://chat.whatsapp.com/JESze1qgF5UBeL72t1i2Hm

 Evento gratuito, com objetivo de reconectar as pessoas com a natureza!

Como chegar: O Parque do Brigadeiro possui dois acessos: O mais próximo de Muriaé – sede do circuito – é a portaria ‘Pedra do Pato’ que está a 87 km, seguindo pela BR 116 (antiga Rio-Bahia) até chegar à cidade de Fervedouro. Em Fervedouro, seguir 20 km em estrada de terra até o distrito de Bom Jesus do Madeira, continuar por mais 7 km até chegar à sede do Parque. Já para quem vem de Belo Horizonte, o caminho passa por Viçosa, vai até o trevo de acesso a Ubá, segue sentido São Miguel do Anta e, depois, pela BR 482 até Araponga. A partir daí, seguir por 11 km de estrada de terra até a ‘Portaria Araponga’, mais 1 km chega-se ao Parque.

 

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Araponga

Realização: In Natura Ecoturismo e Aventuras

Atividade: Roteiro In Natura – trilha das águas  Parque Estadual Serra do Brigadeiro:

 Dia 21 de Julho

07:00 – Saída de Viçosa (Ponto de encontro: Posto caçula ao lado da rodoviária)

09:00 – Trilha das Águas

13:00 – Almoço

15:30 – Volta para Viçosa

Público alvo: Geral, incluindo crianças com os pais, adultos iniciantes e idosos.

Nível: Fácil

Número de pessoas: 16

Inscrições pelo Instagram: Innatura_aventuras

Como chegar: Estrada Araponga para Fervedouro, km 15 s/n Zona Rural 

 

Parque Florestal Municipal de Ubá

Ubá

Realização: Prefeitura Municipal de Ubá

Atividade: Trilha Ecológica

A partir das 9 horas

Ponto de encontro: Portaria do Parque ao lado da Policia Ambiental – Rodovia Ubá – Juiz de Fora Km 83 – Horto Florestal

Destinado ao público em geral (limite 50 pessoas)

Recomendado repelente, protetor solar, roupa e calçado confortáveis

Não há cobrança de taxa, mas é preciso fazer Inscrição pelo e-mail paulo.gomes@uba.mg.gov.br

Trazer água e alimento pois o local não tem lanchonete. Há sanitário.

 Como chegar: Rodovia Ubá-Juiz de Fora (Rodovia MGT-265 ) KM 83 – Horto Florestal https://maps.app.goo.gl/G9sezroNH9mYndZd6

 

Parque Natural Municipal do Cristo Redentor

Viçosa

Realização: Instituto Socioambiental de Viçosa (ISAVIÇOSA)

​Atividade: Tema: Natureza para todas as pessoas? Diversidade e Natureza no Parque do Cristo

A atividade propõe uma caminhada na natureza em que os visitantes serão convidados a refletir sobre as desigualdades no acesso às áreas verdes no Brasil e, especialmente, na cidade de Viçosa. A proposta transforma o tema da campanha em uma pergunta, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre as desigualdades socioambientais no nosso país e no mundo. A atividade oferecida busca unir um exercício contemplativo de caminhada na natureza com observação interpretativa da paisagem e promoção de reflexões temáticas. A trilha, conduzida pela equipe do Parque, será realizada com algumas paradas estratégicas para propor o debate de temas específicos como: quem tem mais acesso às áreas verdes da cidade? Há um corte de classe, gênero e raça no direito ao acesso a essas áreas? Como os poderes públicos lidam com o planejamento urbano no que tange à garantia do direito da população de usufruir de um meio ambiente ecologicamente equilibrado?

Horário da atividade: saídas às 8h, 10h, 14h e 16h

Ponto de encontro: O ponto de encontro para início da atividade será no Parque do Cristo, no acesso à parte baixa, próximo ao Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Pontes, Centro, Viçosa, Minas Gerais.

Público: Destinado ao público em geral, sem limite de idade (crianças devem estar acompanhadas de responsável).

A atividade não exige nenhum pré-requisito, condicionamento físico ou experiência anterior em atividades na natureza. 

Recomendado usar calçado fechado e confortável, levar água para beber, boné ou chapéu e protetor solar. Também é recomendado trazer câmera fotográfica.

Cada grupo terá no máximo 20 pessoas.

Não há cobrança de taxa, mas é preciso fazer inscrição pelo formulário:

https://forms.gle/GhrTLadA2KQv7ao48

Sair da versão mobile